18/09/2015 12h00 - Atualizado em
14/03/2016 15h50
Prêmio Humaniza: servidores tiram dúvidas sobre premiação
Cerca de 40 servidores participaram de um encontro nesta quinta-feira (17) para esclarecer as dúvidas sobre a terceira edição do Prêmio Humaniza 2015 - premiação criada pela Sejus com o objetivo identificar e estimular ações e projetos que contribuam para a humanização do sistema prisional.
O encontro aconteceu no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, e foi uma iniciativa da equipe do programa de Humanização na Gestão Penitenciária da Sejus. Além de explicar aos servidores as categorias da premiação, a equipe também falou sobre a avaliação dos projetos candidatos e prestou assessoria individual aos servidores presentes.
O inspetor penitenciário Sandro Wendell Costa, da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), compareceu ao encontro para se informar sobre como inscrever um projeto desenvolvido na unidade na premiação.
"O projeto, que tem o objetivo de estimular a escrita e a leitura, além de gerar um momento de reflexão para os internos, já funciona há mais de um ano na unidade. Este ano, resolvemos inscrevê-lo no Prêmio. É uma forma também de divulgá-lo", falou o inspetor.
Durante o encontro, os servidores também conheceram um dos projetos vencedores do Prêmio Humaniza no ano passado, na categoria Projeto Humanizador. O "Teatro do Oprimido na Saúde" foi realizado pela equipe da Unidade de Saúde Prisional (USP).
"Temos muito orgulho por termos ganhado o Prêmio Humaniza no ano passado. Foi resultado do trabalho em equipe. Mas, melhor do que ganhar, é ter o reconhecimento, é ver o projeto funcionando. É muito gratificante", disse a psicóloga Ana Cláudia Schulz.
Segundo Adriana Alves da Silva, coordenadora do Programa de Humanização na Gestão Penitenciária da Sejus, o encontro foi uma experiência enriquecedora para todos. "Abordamos mais profundamente as categorias do prêmio e buscamos alinhá-las com a missão da Sejus, de aplicar a Lei de Execução Penal de forma humanizada e de proporcionar à pessoa privada de liberdade condições dignas de reintegração social. Também assessoramos os servidores presentes na elaboração de seus relatórios", falou a coordenadora.
Adriana lembra que as inscrições para o Prêmio Humaniza 2015 prosseguem até 04 de outubro, pelo site da Secretaria (www.sejus.es.gov.br). "Durante todo esse período, a equipe está à disposição para ajudar os interessados em participar da premiação", destaca Adriana.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Thaís Brêda e Maria Luiza Sancio