Professores do CDP de São Domingos do Norte diversificam metodologias de aulas
No Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), a aprendizagem dos alunos tem alcançado bons resultados a partir de metodologias diferenciadas adotadas pelos professores. Durante as aulas de Artes, Ciências e Matemática, por exemplo, os alunos atendidos contam com atrativos que agregam ao conhecimento e desenvolvimento pedagógico deles.
As técnicas com luz e sombra, luz e cor, sombreamento e sobreposição foram alguns destes conteúdos que ganharam destaque nas aulas de Artes com a professora Eliane Trevezani. Ela utilizou a teoria e a prática para desenvolver a percepção, concentração, coordenação motora e sensibilidade dos estudantes por meio do conhecimento de tendências de artistas brasileiros e estrangeiros que abordam em suas obras a História da Arte.
O maior desafio do trabalho, segundo Eliane Trevezani, é mostrar que o lúdico é tão importante quanto os outros conteúdos para a formação do senso crítico: “É muito gratificante perceber que esses alunos superam barreiras. A arte na escola tem um poder transformador. Ela desenvolve a criatividade, a capacidade de solucionar problemas, melhora a autoestima, faz o aluno desafiar seus limites e aumenta seu repertório cultural e estético”, disse.
Da mesma forma, durante as aulas de Ciências, o grupo tem reforçado o aprendizado com atrativos desenvolvidos pela professora Jéssica Dias Gomes. Por meio de cartazes, os alunos conseguiram absorver o conteúdo sobre doenças transmitidas pelo solo, biomas brasileiros, organelas e evolução dos modelos atômicos. Já em Matemática, a professora Ana Paula Penitente também utilizou a confecção de cartazes com gráficos e tabelas sobre o conteúdo ‘Tratamento da informação’.
Segundo o pedagogo da unidade, Tiago Ferreira da Silva, todas as atividades realizadas vão de encontro ao currículo e diretrizes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Os encaminhamentos metodológicos seguem de acordo com a construção de uma sequência de atividades que contribuem para o enriquecimento cultural de todos os presentes, afinal, nossas práticas refletem em nosso crescimento pessoal, profissional, social e humano”, disse o pedagogo.
Texto: Geiza Ardiçon
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br