26/05/2023 16h18 - Atualizado em 26/05/2023 16h20

Profissionais da área psicossocial da Sejus participam de palestra sobre saúde mental no trabalho

Psicólogos e assistentes sociais que atuam nas unidades prisionais do Estado participaram, nesta sexta-feira (26), da palestra “Saúde mental dos trabalhadores do psicossocial penal da Sejus: Olhares possíveis”, promovida pela Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). A palestra foi ministrada pela psicóloga Janice do Carmo Magalhães, no auditório do Edifício Fabio Ruschi, 1º andar, em Vitória.

De acordo com a psicóloga, o tema tratado na palestra discutiu a saúde mental no desenvolvimento do trabalho. “A ideia foi abordar o que o trabalho desenvolvido por esses profissionais engloba, que pode configurar prazer e sofrimento, a partir do ponto de vista de cuidar de quem cuida”, pontuou.

Janice Magalhães disse ainda que o tema foi contextualizado a partir de visitas em algumas unidades prisionais e de conversas com psicólogos e assistentes sociais. “Como psicóloga, eu avalio a iniciativa de ações como essa não só como uma inovação, mas como uma marco para o sistema prisional do Estado. Incluir discussão da saúde mental dos trabalhadores é um grande passo em busca de melhorias para o próprio serviço prestado pelo sistema. A Sejus desponta nesse assunto, inserindo e priorizando discussões contemporâneas, com uma perspectiva de saúde psicológica no trabalho”, destacou a psicóloga.

O subsecretário de Estado de Ressocialização da Secretaria da Justiça, Marcelo Gouvêa, destacou a importância de preservar a saúde mental dos profissionais que atuam na área psicossocial. “Para desenvolver um bom trabalho, esses profissionais precisam estar bem. Assim podem ter uma boa relação e conduzir as pessoas que estão em cumprimento de pena, para que retornem bem ao convívio social. Capacitar e dialogar com a equipe técnica de saúde mental é valorizar e melhorar o trabalho que é desenvolvido”, explicou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard