11/11/2014 12h00 - Atualizado em 18/03/2016 15h10

Projeto “Acertando o Passo” completa um ano e servidores da Sejus são homenageados

O Projeto 'Acertando o Passo', desenvolvido na Penitenciária Estadual do Espírito Santo (Paes), completou um ano neste mês. E, para comemorar, servidores da Sejus, além de representantes do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Prefeitura de Viana, foram homenageados nesta terça-feira (11).

Os homenageados contribuíram para implantação e realização da iniciativa. O reconhecimento dos homenageados ocorreu durante a reunião de diretores da Sejus, realizada mensalmente no auditório da Seger, no 1º andar do Edifício Fabio Ruschi, em Vitória.

Os homenageados da Sejus foram Regiane Kieper do Nascimento (Gerência de Educação e Trabalho), Maria Jovelina Debona (Gerência de Reintegração Social e Cidadania), Ana Maria Caracoche (Programa de Humanização), Luciana Vaneli (Gerência de Saúde), Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto (Epen), Wagner Fischer Sarmento (Dicup), Thiago Buzzetti Zardini (DSP), Leonardo de Andrade Carneiro (DOT), Murilo Aschauer Vargas (Paes) e Celeste Conceição Esteves Gomes (Paes).

Também foram homenageados: a fisioterapeuta Edilaine Mazolini; o prefeito de Viana, Gilson Daniel Batista; o ex-secretário e vereador do município, Fabricio Erick Machado; os representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Lamaison Luiz da Silva Silveira e Alberto Pereira da Silva; além do juiz José Leão Ferreira Souto e da defensora pública Ana Luisa Silva Robazzi.

Participaram da homenagem o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, o subsecretário para Assuntos Administrativos, Ailton Xavier, além de diretores e diretores adjuntos das unidades prisionais e servidores da Sejus.

O projeto "Acertando o Passo" começou em novembro do ano passado e busca ressaltar a importância que a família desempenha durante o processo de cumprimento da pena dos reeducandos. Além disso, o projeto visa à inserção dos detentos no mercado de trabalho.

O diretor da Penitenciária Agrícola, Carlos Roberto Barbosa, parabenizou e agradeceu aos homenageados que ajudaram a implantar o projeto na unidade. "Muitas pessoas nos ajudaram e deram suporte para que o projeto alcançasse o objetivo. Agora, queremos incentivar outras pessoas a conhecerem o 'Acertando o Passo', para gerar mais oportunidades a outras pessoas presas", afirmou o diretor.

"Fiquei comovido em receber esta homenagem. Estamos unidos por um mesmo ideal e sabemos que o projeto tem tudo para continuar e dar bons frutos. Podem contar com a Polícia Militar para o que precisarem. Estamos aqui para servir", completou o tenente coronel da Polícia Militar, Lamaison Luiz da Silva Silveira.

Acertando o Passo

Desde que começou em janeiro deste ano, o Projeto "Acertando o Passo" deu muitos frutos. Hoje, mais de 500 internos já foram atendidos no projeto, implantado na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), localizada no Complexo de Viana.

O projeto foi implantado na unidade com o objetivo de aproximar os internos de seus familiares e de dar oportunidade de crescimento pessoal e profissional a quem cumpre pena na unidade. Além disso, também inclui o atendimento inicial dos internos que chegam à unidade. Assim que chegam, os novos internos são atendidos pelas equipes de saúde, serviço social e psicologia. Também recebem assistência religiosa. Aqueles que não possuem documentos podem solicitar a confecção da segunda via de documentos pessoais como CPF e RG.

A intenção da unidade não é apenas promover o encontro dos reeducandos com seus familiares, mas fazer com que este contato seja constante. Para isso, realiza, toda semana, cultos ecumênicos com a presença dos internos e de seus familiares.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br