25/06/2014 17h00 - Atualizado em 08/03/2016 17h12

Projeto da Sejus recebe kit de multimídia após vitória no Prêmio Inoves

O Programa de Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário, criado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), recebeu nesta quinta-feira (26) um kit multimídia, composto por equipamentos de informática no valor de R$ 15 mil, como a premiação do Ciclo 2013 do Prêmio Inoves na categoria Valorização do Servidor.
 
Receberam a premiação o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, a coordenadora da Unidade Central de Atenção Psicossocial dos Servidores Penitenciários (Ucap), Fernanda Bárbara Bastos, e a equipe que trabalha no programa, formada por psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
 
Também estiveram presentes na entrega dos equipamentos o secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, o subsecretário Estadual de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida, o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, e técnicos da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
 
Durante a entrega, o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, parabenizou a equipe da Ucap e comemorou a entrega de mais uma premiação. "É uma felicidade muito grande receber todos vocês aqui, principalmente a equipe da Ucap, que conquistou mais um prêmio Inoves para a Sejus", disse.
 
O secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky, também parabenizou a equipe vencedora. "Parabenizo, em especial, a coordenadora do projeto e, claro, todos os integrantes da equipe. Vamos fortalecer o incentivo ao desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo e das boas práticas no serviço público. Nós podemos ser empreendedores sim. E o projeto de vocês é um dos que provam que isso é possível", ressaltou Rodnitzky.
 
Este foi o sétimo projeto da Sejus premiado pelo Inoves. A premiação do Ciclo 2013 foi realizada em dezembro e, na ocasião, a Sejus recebeu o troféu Inoves e um certificado de reconhecimento do projeto vencedor.
 
"Sempre tivemos o sonho de sermos reconhecidos por esse programa. Por isso, agradeço à Seger, à Sejus e à equipe da Ucap. O reconhecimento de outras secretarias estaduais e até de outros órgãos públicos está sendo muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho. E com a entrega do prêmio, o Programa de Atendimento ao Servidor Penitenciário entra em uma nova fase. Neste mês, o programa passou a ser reconhecido como Subgerência de Atendimento Psicossocial, sendo implementado à política de atendimento da Sejus, por meio do decreto nº 3593 de 11 de junho de 2014", comemorou a coordenadora da Unidade Central de Atenção Psicossocial dos Servidores Penitenciários (Ucap), Fernanda Bárbara Bastos.
 
O programa desenvolvido pela equipe da Ucap visa ofertar assistência psicológica e social aos servidores da Secretaria de Estado da Justiça. Os atendimentos podem ser agendados pelas unidades prisionais ou pelos próprios servidores.
 
Para executar o projeto, a Ucap foi completamente estruturada em abril de 2012. No espaço em que são atendidos, os servidores expõem os fatores que lhes causa instabilidade emocional, independente do problema enfrentado estar no local de trabalho ou em sua residência.
 
Desde que o projeto foi colocado em prática, já foram realizados mais de dois mil atendimentos, individuais e em grupo, e a maioria dos atendidos foram os inspetores penitenciários.

 
O Inoves
 

Criado em 2005 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves tem como principal objetivo consolidar uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba.
 
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Inoves é um programa que estimula, orienta e reconhece equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores no contexto da gestão pública capixaba, produzindo resultados que melhoram a qualidade de vida da sociedade.
 
Atualmente, o Inoves acumula 1.283 projetos inscritos, 137 premiados e 12 mil horas de avaliação. A equipe coordenadora do Inoves possui apenas três servidores, mas estes já auxiliaram na criação de outros oito prêmios de incentivo à inovação, entre eles, os criados pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O programa capixaba é referência nacional no tema inovação na gestão pública. Considerado por especialistas como um processo transformador, o Inoves movimenta servidores de todas as áreas do setor público na busca pela modernização da administração pública no Espírito Santo, por meio do estímulo à inovação aplicada às práticas de gestão.

 
Inscrições para o Ciclo 2014
 

As inscrições para o Ciclo 2014 estão abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente por meio do site oficial do Inoves, no endereço www.inoves.es.gov.br. Na página, estão disponíveis todas as orientações para a candidatura. No Ciclo 2014 do Prêmio Inoves, os projetos devem ter pelo menos seis meses de implantação e devem se qualificar em uma das oito categorias da premiação.

 
Confira os prêmios já conquistados pela Secretaria da Justiça no Prêmio Inoves:

- Inoves 2005
Menção Especial – Destaque Parceria
Projeto: Balcão da Cidadania
 
- Inoves 2007
Categoria: Inclusão Social
Projeto: Programa de Pagamento ao Trabalhador Preso
 
Destaque Atitudes Empreendedoras
Servidora: Quésia da Cunha Oliveira
 
- Inoves 2008
Categoria: Inclusão Social
Projeto: Maria Marias
 
- Inoves 2009
Categoria: Participação e Controle Social
Projeto: Quartas de Encontro
 
- Inoves 2011
Categoria: Desburocratização
Projeto: Central de Alvarás
 
Categoria: Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Projeto: Infopen-ES – Módulo de Movimentação Jurídico Prisional
 
- Inoves 2012
Categoria: Participação e Controle Social
Projeto: Selo social Ressocialização pelo Trabalho
 
- Inoves 2013
Categoria: Valorização do Servidor
Projeto: Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário
 
Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard