Projeto de biblioteca em presídio de Segurança Máxima orienta internos sobre a pandemia de Covid-19
O espaço idealizado para ser um centro de cultura está levando informação e entretenimento aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I). Além da biblioteca, o local também pode funcionar como sala de cinema, exibindo filmes com o objetivo de debater a temática das tramas e fomentar o convívio social.
O espaço também tem sido usado para informar os detentos sobre o novo Coronavírus e as ações adotadas para impedir o contágio da doença no sistema prisional.
A iniciativa da direção ganhou o apoio de advogados parceiros, do Poder Judiciário, Ministério Público e familiares dos internos, que fizeram doações de obras do gênero literário.
Os próprios internos atuam como supervisores do local, organizando o ambiente e distribuindo os livros aos demais. Para o diretor da unidade, Pablo Pereira de Souza, o projeto contribui para o aumento da autoestima dos presos e favorece um clima de harmonização no ambiente prisional.
“Os internos gostaram muito desse novo espaço. Além de proporcionar uma recreação, é uma forma de ocupar de forma produtiva o tempo deles, com a leitura. Também aproveitamos o espaço para uma roda de conversa, onde explicamos sobre o novo Coronavírus, contextualizando as medidas de segurança, e a necessidade de suspensão das visitas como forma de preservar o sistema de possíveis contágios. Os reeducandos da PSMA I estão sendo constantemente orientados e é perceptível a compreensão".
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664