Projeto de equoterapia da Penitenciária Agrícola atende idosos com deficiência
A Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), unidade de regime semiaberto no Complexo de Viana, desenvolve o projeto de equoterapia em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Desde fevereiro, além de crianças, o projeto passou a atender dez idosos do Lar Genoveva Machado, que abriga pessoas com deficiência.
Nessa segunda-feira (24), o grupo de idosos recebeu atendimento na unidade prisional. As aulas foram desenvolvidas com os cavalos Sossego e Prometeu, e contou com o auxílio de 20 internos que cumprem pena na unidade prisional. A diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, Leizielle Marçal, ressaltou que o projeto ocorre desde 2015 e é a primeira vez que também atende idosos com deficiência e autismo.
“O crescimento deste projeto traz uma satisfação imensa. Desde o início da iniciativa, já atendemos cerca de 800 crianças e adolescentes, e agora também acolhemos idosos do Lar Genoveva Machado. Vemos, com isso, que o trabalho desenvolvido pela Sejus no que tange à ressocialização vai muito além de encarcerar. Permeia a qualificação, o altruísmo e tantos outros afazeres”, disse Leizielle Marçal.
A equoterapia traz muitos benefícios para o corpo e mente. Considerado um método terapêutico, as aulas proporcionam ganhos para o equilíbrio, coordenação motora e servem de estímulo à comunicação. O projeto é desenvolvido ao ar livre, na pista construída na unidade prisional. Os internos que atuam no projeto foram capacitados para auxiliar nas atividades, que é conduzida por profissionais de fisioterapia da Apae Viana. Para o manejo dos animais, os detentos receberam treinamentos de doma, rédea, selagem, montaria, entre outros.
A coordenadora da APAE, Elida Machado, destacou a parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus) na promoção de mais qualidade de vida aos participantes do projeto. “Para nós, é uma honra ofertar a atividade para os residentes do Lar Genoveva Machado e garantir que eles possam conviver em outros ambientes e com outras pessoas, tanto na equoterapia quanto nas oficinas dentro da Apae. Estamos muito felizes em proporcionar melhora na qualidade de vida dos residentes”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br