23/06/2020 13h56

Projeto de ressocialização de unidade prisional disputa prêmio nacional

 

Ressocialização aliada à responsabilidade social. Na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), o projeto Equo’s emprega internos do regime semiaberto em sessões de equoterapia ofertadas às crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Viana e Cariacica.

 

O projeto, que existe desde 2015, foi selecionado para a 17ª edição do Prêmio Innovare, que identifica e coloca em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça no País. Neste ano, foram selecionadas 646 boas práticas para disputar o primeiro lugar.

 

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como abordagem interdisciplinar, visando à reabilitação física e mental. É indicada para pessoas com algum tipo de deficiência, disfunção mental, sensitiva ou motora, sequelas de acidentes, síndromes de nascença ou adquiridas no decorrer da vida. Os internos da unidade que participam do projeto auxiliam no atendimento das crianças, bem como no tratamento dos animais. O trabalho é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, acompanhado por inspetores penitenciários.

 

A diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, Leizielle Marçal Dionízio, ressalta que o projeto apresenta excelentes resultados aos sujeitos em privação de liberdade, por meio da qualificação, trabalho e promoção de vivências diárias que possibilitam a oportunidade de reparação de erro e mudança de perspectivas.

 

“Além disso, temos os benefícios extraordinários alcançados pelas crianças assistidas. Ao longo desses anos, vimos a transformação dos internos e, por meio do tratamento, o desenvolvimento da capacidade motora das crianças. Compartilhar em nível nacional a nossa experiência nos deixa muito feliz”, comenta a diretora da Paes. 

 

Sobre o Prêmio Innovare

 

Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

 

Na última semana, a diretora do estabelecimento prisional passou por entrevista on-line com consultores da organização, onde detalhou a experiência e resultados do projeto. O resultado final com os vencedores da 17ª edição do Prêmio deve ser divulgado no segundo semestre.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard