13/11/2019 15h42

Projeto desenvolvido em unidade prisional auxilia na Educação inclusiva

As internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) estão auxiliando a aprendizagem de crianças da Educação Especial e Infantil de áreas carentes do município, através da confecção de fantoches, caixas sensoriais, jogos, livros e dedoches, desenvolvidos por meio do projeto “Aconchego Lúdico”. A iniciativa está em exposição durante esta semana na Faculdade Castelo Branco, localizada no mesmo município.

Internas colaboradoras do projeto participaram da jornada pedagógica da instituição de ensino, com participação no quadro “Contação de História”, utilizando as bonecas fantoches produzidas por elas na unidade prisional. Além disso, o evento contou também com a apresentação do coral da unidade na última segunda-feira (11).

A diretora do CPFCOL, Maria Aparecida de Freitas, explicou que o projeto Aconchego Lúdico foi iniciado em 2018, com foco na aprendizagem e inclusão escolar de crianças com deficiência e na Educação Infantil. “Com o projeto, proporcionamos às crianças de várias comunidades, a oportunidade de acesso a um ensino e aprendizagem dinâmicos, vivenciando a aprendizagem em um mundo mais colorido, independente das diferenças individuais. Essa é a nossa contribuição para os professores da Educação Especial e Infantil. Tudo o que é produzido é doado para escolas e associações que lidam com crianças especiais”.

O gestor do Núcleo Educação da Faculdade Castelo Branco, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, destacou a participação das internas na semana pedagógica. “Com muito carinho convidamos as detentas do CPFCOL, que realizam um trabalho tão bonito, para participar deste evento, que visa a promoção de uma educação inclusiva, na perspectiva da Educação Especial, com práticas pedagógicas acessíveis a todos. E o trabalho que as internas desenvolvem é uma importante contribuição para trabalhar a inclusão por meio da diversidade”, afirmou o professor.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard