06/09/2019 14h36 - Atualizado em 06/09/2019 14h37

Projeto desenvolvido em unidade prisional incentiva a reintegração social por meio da leitura e escrita

Incentivar a leitura e a escrita de internos que estudam na Penitenciária de Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL) é a proposta do projeto Aldravias Abrindo Portas, realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Lions Club Colatina, instalada dentro da unidade prisional.

O projeto propõe uma ação que integra o aluno à sociedade por meio da leitura e da escrita. Na atividade realizada nessa quarta-feira (4), os estudantes tiveram oportunidade de apreciar várias leituras de livros de Aldravias, da escritora Andréia Donadon Leal. O tema foi: a porta para o conhecimento sobre o estilo aldravista que trata a composição poética minimalista, com seis versos e seis palavras.

“Buscamos alternativas para que os estudantes sejam reconhecidos como capazes de aprender e ler e escrever, assumindo esses conhecimentos como necessários ao desenvolvimento pessoal e à formação de uma imagem positiva de si para reintegração social”, explica a professora, Claudia Maria Cosme Viganô.

O diretor da PSMCOL, Anderson Sylvestre, explica que o intuito do projeto, como o próprio nome já diz, é abrir portas para a ressocialização. “Por meio da leitura os internos adquirem ainda mais conhecimento que podem ser aplicados em suas vidas. Isso estimula a criatividade, a leitura e a escrita e, ao mesmo tempo, a mudança de conduta. Vemos o quanto o conhecimento tem o efeito de transformar e ressocializar ”, ressalta.

A apresentação dos trabalhos, realizados pelos alunos, contou com a presença de internos, familiares e professores, bem como da diretora Klécia Rossoni, da pedagoga Fabiana Terra e dos professores Maria da Penha Corona e Marcelo de Almeida Silva.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard