15/08/2017 14h19

Projeto emite documentação civil para detentos

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Polícia Civil, implantou um projeto para agilizar a emissão de Carteiras de Identidade para os internos do sistema prisional.

Com o Projeto Identifique-se, dois inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foram capacitados pela Polícia Civil e percorrerão todas as unidades prisionais do Estado para colher as digitais dos detentos e, em seguida, encaminhar o material à Polícia Civil para a confecção da Carteira de Identidade.

A iniciativa tem como meta atender a 100% da população prisional que não possui o documento. Hoje, aproximadamente, 1,3 mil detentos não possuem a Carteira de Identidade, segundo levantamento da Gerência de Reintegração Social e Cidadania, responsável pela iniciativa.

O atendimento nas unidades prisionais teve início na última semana em Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, 116 internos das três unidades localizadas no município foram atendidos.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, explica que a documentação é essencial para resgatar a cidadania dos internos e possibilitar acesso a políticas públicas.

“Nossa intenção é facilitar a emissão do documento, desburocratizando e otimizando o processo, para viabilizar que os detentos possam trabalhar ou estudar, por exemplo, já que para isso é necessário ter um documento de identificação”.

A gerente acrescenta que além de atender internos que hoje estão nas unidades prisionais também está prevista a emissão de documentos para os egressos do sistema penal, atendidos no Escritório Social.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard