Projeto emite documentação civil para detentos de Vila Velha
A equipe do Projeto Identifique-se, da Gerência de Reintegração Social e Cidadania, esteve, nesta quarta-feira (25), na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III). Sessenta e nove internos tiveram as digitais colhidas pelos servidores para que Carteiras de Identidade possam ser emitidas.
Criado em agosto deste ano, com o objetivo de agilizar a emissão de documentos, o projeto já esteve nas três unidades prisionais de Cachoeiro de Itapemirim e vai percorrer todos os presídios do Estado. Até agora, 407 detentos já foram beneficiados, além de 43 egressos do sistema prisional, que são atendidos no Escritório Social.
O diretor adjunto da PEVV III, Dioclécio dos Reis, que recebeu os servidores nesta semana, ressaltou a importância do projeto para os internos e para as unidades prisionais.
“A emissão dos documentos ficou muito menos burocrática. Isso beneficia o interno e a unidade pois, sem documentação, o detento não consegue estudar e trabalhar no regime semiaberto. Além disso, é um passo essencial para a sua reintegração social”.
Treinamento
Para facilitar a emissão de documentos para os internos, dois inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foram capacitados pela Polícia Civil. Eles foram treinados para fazerem o recolhimento das digitais dos detentos que são encaminhadas à Polícia Civil para a confecção da Carteira de Identidade.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha