24/01/2018 15h11 - Atualizado em 24/01/2018 15h12

Projeto Identifique-se já emitiu RG para mil internos e egressos do sistema prisional

Mil e quatro internos e egressos do sistema prisional agora contam com Carteira de Identidade. O documento foi emitido a partir do Projeto Identifique-se, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Polícia Civil.

Criada em agosto de 2017, a iniciativa tem como objetivo agilizar a confecção da documentação civil das pessoas privadas de liberdade e de ex-detentos para, assim, garantir a eles o acesso a políticas públicas, contribuindo para a reintegração social dessas pessoas. 

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, destaca que a equipe do projeto já esteve em 24 unidades prisionais desde o início das ações, sendo 15 na Grande Vitória e nove no interior.

“O projeto tem apresentado ótimos resultados e nosso objetivo é alcançar 100% da população prisional que carece de documentação. O documento é importante pois permite que o interno seja inserido em atividades educacionais e possa trabalhar. Também estamos atendendo os egressos que são acompanhados pelo Escritório Social”.

Nesta quarta-feira (24), os servidores que atuam no Projeto Identifique-se atenderam 14 internos na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes). Já na última semana, 12 detentos que estão custodiados na Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, tiveram as digitais coletadas para a confecção do documento de identidade.

Treinamento

Dois inspetores penitenciários da Sejus foram capacitados pela Polícia Civil para atuarem no Projeto Identifique-se. Eles participaram de um treinamento para recolher as digitais dos detentos, bem como reunir a documentação necessária para encaminhamento à Polícia Civil e posterior confecção da Carteira de Identidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard