15/12/2025 11h26

Projeto teatral transforma visitas sociais e leva a magia do Natal ao Centro Prisional Feminino de Cariacica

Para celebrar o período natalino, o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) iniciou, nesse sábado (13), uma nova peça teatral destinada às famílias cadastradas para as visitas sociais. A encenação leva a magia do Natal para dentro da unidade prisional e tem o propósito de fortalecer vínculos afetivos entre as internas, seus filhos e familiares. Cerca de 50 apresentações serão realizadas até a próxima sexta-feira (19).

A peça encenada nesta edição traz a história do nascimento de Jesus, apresentada por personagens como Maria, José, os Três Magos, Anjo, Estrela de Belém e o Menino Jesus. As internas se revezam nos papéis, interpretando os personagens.

Para completar a magia, a apresentação conta também com a chegada do Papai Noel e sua turma, composta por Mamãe Noel, Mickey e Minnie, Árvore de Natal e Rena, personagens que encantam as crianças com a entrega de presentes confeccionados dentro da própria unidade.

Todos os figurinos, adornos e artesanatos utilizados nas apresentações foram produzidos no Ateliê Mãos Livres, onde 15 internas trabalham com corte e costura e crochê. O ateliê é responsável por transformar materiais simples em peças lúdicas, coloridas e cheias de simbolismo. Os materiais produzidos no ateliê são doados a instituições sociais.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), Patrícia Castro, explica que a iniciativa vai muito além da comemoração natalina. “O projeto tem a atuação das internas em todas as etapas do processo. É no Ateliê Mãos Livres onde elas praticam diversas habilidades de costura e crochê, desenvolvem a criatividade e o senso de fazer o bem. Elas se dedicam a produzir peças que carregam muitos sentimentos. Saber que toda essa produção vai proporcionar um momento de alegria, especialmente, aos filhos e familiares, fortalece também o vínculo afetivo e traz o espírito do Natal para dentro da unidade prisional”, disse Patricia Castro.

A interna M.S.V. trabalha no Ateliê Mãos Livres e participou da produção do figurino e dos artesanatos entregues aos visitantes. “Durante a visita, a gente se emociona uma com as outras. Os familiares interagem com a gente, não só as crianças, mas também os adultos. Nesse período do Natal, a visitação fica mais leve. Está sendo um momento muito especial porque podemos compartilhar com a nossa família um pouco daquilo tudo que a gente faz no ateliê”, disse a interna M.S.V.

A iniciativa foi implantada na unidade prisional no mês de outubro, direcionada às comemorações do Mês da Criança. Na ocasião, as visitas contaram com a presença de personagens como Branca de Neve, Emília, Mulher-Maravilha, Chapeuzinho Vermelho, Dory, Frozen, Mickey e Minnie.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard