27/02/2018 21h00

Pronto-Socorro do Hospital Infantil recebe quadro em homenagem à médica Milena Gottardi

A médica pediatra Milena Gottardi recebeu mais uma homenagem nesta terça-feira (27). Além de dar nome ao novo Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, a médica foi homenageada com um quadro fixado na recepção do hospital.

A tela traz a imagem de Milena, que atuou no setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil, ao lado de uma criança. O quadro foi pintado pelo ex-detento Vinícius de Menezes Lima, que fez parte do grupo de internos do sistema prisional que trabalhou na reforma das instalações do Pronto-Socorro, inaugurado em outubro de 2017.  

A entrega da obra ao Hospital Infantil contou com a presença dos secretários de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e da Saúde, Ricardo de Oliveira. Também participaram da entrega do quadro o diretor do hospital, Nélio Almeida dos Santos, familiares da médica Milena Gottardi e médicos que trabalharam com ela.

Dênis Gottardi Ferreira, primo de Milena, disse que a pintura ficou muito realista. “Conseguiu captar bem o sorriso da Milena, que era uma marca registrada dela. Ela fazia o trabalho dela com muito amor e o quadro também mostrou isso. Achei interessante a homenagem ter partido dos detentos. A pintura mostra que há talentos no sistema e é possível reintegrar essas pessoas à sociedade, oferecendo oportunidades a elas”. 

Reforma

A reforma do Pronto-Socorro do Hospital Infantil foi realizada exclusivamente com a mão de obra de detentos que cumprem pena em regime semiaberto em unidades prisionais da Grande Vitória. Além da reforma estrutural, os internos também pintaram painéis com temas infantis para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para os pacientes.

Antes de começar os trabalhos, o grupo de detentos recebeu um curso de qualificação profissional na área de construção civil. Já os internos que já possuem experiência na área aproveitaram a oportunidade para aperfeiçoar seus trabalhos.

A obra teve início no dia 20 de dezembro de 2016 e custou ao Governo do Estado R$ 871.703,88. O serviço foi executado por 50 detentos coordenados pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que executaram projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard