Pronto-Socorro reformado por detentos é inaugurado
O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (06), as novas instalações do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória, que começará a funcionar na segunda-feira (09), no Hospital da Polícia Militar, no bairro Bento Ferreira.
A reforma do local foi realizada exclusivamente com a mão de obra de detentos que cumprem pena em regime semiaberto em unidades prisionais da Grande Vitória. Além da reforma estrutural, os detentos também pintaram painéis com temas infantis para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para os futuros pacientes.
Antes de começar os trabalhos, o grupo de detentos recebeu um curso de qualificação profissional na área de construção civil. Já os internos que já possuem experiência na área aproveitaram a oportunidade para aperfeiçoar seus trabalhos.
A obra teve início no dia 20 de dezembro de 2016 e custou ao Governo do Estado R$ 871.703,88. O serviço foi executado por 50 detentos coordenados pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que executaram projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.
Solenidade
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades políticas, de funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Hospital Infantil de Vitória, além da família da médica Milena Gottardi. A médica, brutalmente assassinada no dia 14 de setembro, foi funcionária do Hospital Infantil de Vitória e, em homenagem a ela, o novo Pronto-Socorro recebeu o seu nome.
O governador Paulo Hartung ressaltou a importância do novo equipamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Hartung destacou que o Estado tem atuado com senso de prioridade e inovação na aplicação dos recursos para conquistar avanços na contraprestação dos serviços necessários à população capixaba. Hartung aproveitou a homenagem à medica Milena Gottardi para criticar os altos indicies de violência contas mulheres no Estado.
“Em uma hora que o país está quebrado e desorganizado o Governo do Espírito Santo consegue colocar de pé uma estrutura deste porte. Venho aqui com muita emoção. A homenagem que prestamos a Doutora Milena é uma forma de trabalharmos o tema da violência contra mulher em nosso Estado. Temos que mudar o quadro atual. Os homens capixabas precisam entender que eles não são donos de mulheres. Elas não são propriedades de seus namorados, maridos e assim por diante”, alertou Paulo Hartung.
Hartung contou que a obra foi realizada por meio do trabalho de ressocialização de detentos. “Nosso agradecimento aos policiais militares que cederam este espaço de enorme dimensão. Hoje estamos dando um passo enorme. Em tempo de limitação orçamentária, crise e falta de dinheiro, estamos conseguindo avançar porque trabalhamos com prioridades e, com isto, estamos avançando. Também estamos atuando com inovação. Aqui mesmo neste novo hospital, todas as obras de reforma e adaptação foram feitas pelo trabalho de ressocialização de nossos detentos”, exemplificou o governador Paulo Hartung.
Esta é a maior intervenção na melhoria do atendimento pediátrico do Espírito Santo em décadas. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, hoje, o hospital tem 171 leitos e, com a conclusão desta obra, passa a ter 276.
“Nós estamos acrescentando no Pronto-Socorro 105 leitos. Só de UTI Pediátrica são 14. Leito de UTI Pediátrica nós não conseguimos comprar nem na rede privada para atender à população, porque não tem. Aqui temos 14. Nós instalamos novos equipamentos, colocamos pessoal. E não vamos parar aqui. Vamos trazer pra cá a oncologia pediátrica o mais breve possível. Já começamos as obras para a oncologia pediátrica sair de Santa Lúcia e vir para cá. Com a saída do pronto-socorro para Bento Ferreira nós vamos licitar a obra de adequação lá de cima (Santa Lúcia)”.
Estrutura
Com essa reestruturação, os pacientes e acompanhantes ganharão mais espaço e os profissionais de saúde terão melhores condições de trabalho. O número total de leitos aumenta de 171 para 276, melhorando também a capacidade de atendimento à população. Só no Pronto-Socorro serão 105 leitos: 62 de enfermaria e 29 de urgência e emergência, além de 08 leitos intensivos e 06 semi-intensivos, totalizando 14 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip).
O espaço no HPM tem 888,32 metros quadrados e foi todo reformado para receber o serviço de urgência e emergência infantil, que está dividido em dois pavimentos. No térreo, fica o serviço de pronto-socorro: acolhimento do paciente com classificação de risco (atendimento inicial que classifica os pacientes priorizando os casos graves), consultórios médicos, salas de observação, centro cirúrgico com cinco salas, centro de exames de imagem e as salas de medicação, curativos, punção e gesso. Há ainda, no térreo, duas recepções: uma para entrada de pacientes e outra para entrada de visitantes e troca de acompanhantes para as enfermarias e a Utip, que funcionarão no primeiro andar, ao qual se tem acesso por rampa.
Para atender a essa reorganização no atendimento pediátrico, foram contratados 336 profissionais para atuar no Hospital Estadual Infantil de Vitória, entre eles assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, farmacêutico, motorista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, técnico em nutrição, nutricionista, técnico em laboratório, técnico em imobilização ortopédica, enfermeiro, técnico em enfermagem e médicos pediatras.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643