Reabilitação pela arte: internos de Viana participam de projeto
Vinte detentos que cumprem pena na Penitenciária de Segurança Média I (PSME I) estão participando do projeto “Reabilitarte”, que atende internos com idade superior a 50 anos ou aqueles que têm algum problema de saúde.
O projeto, inicialmente desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) de fevereiro de 2014 até julho de deste ano, foi reativado no dia 20 de setembro deste ano pela direção da PSME I.
Entre as atividades produzidas pelos internos, estão: artesanatos como tapetes de linha, redes de pesca, pintura em tela, caixas de joias, entre outras. O grupo é orientado por dois presos que têm domínio dessas técnicas, e todos eles são coordenados pela direção e pelos setores de psicologia e serviço social da unidade.
O projeto tem como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida desses internos, que possuem dificuldade em realizar trabalhos que exijam esforço físico, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico que auxilie na redução de doenças psicossomáticas.
O diretor da unidade, Bruno Nienke, acredita que essa é uma iniciativa humanizadora, pois, “por meio do projeto, conseguimos oferecer atividades dentro da limitação de cada detento, dando a eles a oportunidade da ressocialização pela arte como meio de trabalho”, afirma.
Os internos que participam do projeto não recebem remuneração, mas são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Ana Luiza Andrade