08/05/2015 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 15h10

Representantes do Governo de Rondônia visitam sistema prisional capixaba

Representantes do Governo do Estado de Rondônia conheceram o sistema penitenciário capixaba nesta semana. O grupo, formado pelo secretário de Estado de Justiça e representantes do Ministério Público daquele Estado, visitou unidades prisionais, conheceu o Conselho Penitenciário e se reuniu com o secretário estadual Eugênio Coutinho Ricas.

Durante a reunião com o secretário, o grupo recebeu informações sobre o funcionamento do sistema penitenciário capixaba e a respeito das ações de ressocialização realizadas no Estado. Os visitantes também assistiram a uma apresentação do Infopen-ES - sistema de gerenciamento da população carcerária, desenvolvido no Espírito Santo.

O secretário da Justiça de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos, veio acompanhado da secretária adjunta Sirlene Bastos, do diretor Valdenir Carlos de Góes e do gerente operacional, Moacir Sagas, além de dois representantes do Ministério Público Estadual, o procurador de Justiça Carlos Grott e o assessor jurídico José Carlos Coutinho Júnior.

O grupo também visitou a Penitenciária Regional (PRCI) e o Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI). Na oportunidade, eles foram acompanhados pelo diretor de Inspeção e Controle das Unidades Prisionais da Sejus, Wagner Fischer Sarmento, e recepcionados pelos diretores das unidades, Marcio Felipe Rocha da Silva e Leida Maria Ayres.

A comitiva do Governo de Rondônia conheceu toda a estrutura das unidades prisionais, inclusive os espaços em que os internos estudam, trabalham e participam de cursos de qualificação profissional, além das celas, a área administrativa, a cozinha e a fábrica de calçados infantis, que absorve a mão de obra de internos e internas.

O procurador Carlos Grott e o assessor jurídico José Carlos Coutinho Júnior, que também fazem parte do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal do Ministério Público de Rondônia (MPRO), visitaram a sede do Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES), no Centro de Vitória.

Os representantes do MPRO participaram de uma reunião do Copen-ES e levaram o regimento interno e o plano de gestão do Conselho para implementarem o órgão em Rondônia.

"Em visita à Sejus do Espírito Santo observei que podemos aplicar em Rondônia ações que já são um sucesso no Espírito Santo. Conheci a bem sucedida implantação do modelo de co-gestão, com a eficiência e perfeição do modelo de estrutura penitenciária construído no Estado. Agradeço pelo modelo de estrutura penitenciária construído no estado. Agradeço pelo aprendizado que nos foi oferecido nos dias que passamos conhecendo o sistema penitenciário capixaba", elogiou o secretário de Estado de Justiça de Rondônia, Marcos Rocha.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto