07/01/2022 14h22 - Atualizado em 07/01/2022 14h27

Revista do Depen destaca projeto da Sejus na preparação de interno para o trabalho

Uma publicação de dezembro do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) apresenta uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Justiça (Sejus) como boa prática de trabalho e renda. A coletânea selecionou no sistema prisional com o objetivo de inspirar os demais entes federados a replicarem e fomentarem o trabalho do preso, contribuindo com a efetiva ressocialização.

O projeto capixaba de destaque foi o “Preparação para o Trabalho”. Executado pela equipe psicossocial da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha e acompanhado pela Gerência de Educação e Trabalho tem o objetivo de qualificar a pessoa privada de liberdade que busca uma vaga de emprego, contribuindo a encontrar uma oportunidade apropriada à sua experiência profissional e aptidões.

A iniciativa teve início em 2020, na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha. Agora, o projeto está em expansão para outras unidades de regime semiaberto do Estado. O secretário da Justiça, Marcello Paiva de Mello, lembra que a qualificação profissional é uma prioridade da gestão, que busca parcerias para a oferta de cursos e abertura de postos de trabalho dentro e fora do sistema prisional.


“Hoje, no Espírito Santo, o preso tem a oportunidade de estudar, concluir até o Ensino Médio e pode participar de cursos profissionalizantes. Também há postos de trabalho para internos tanto dentro das unidades quanto em empresas e instituições parcerias, contemplando aqueles do regime semiaberto. E passamos a ofertar esse suporte para que entendam suas aptidões, as vagas e áreas de afinidade e que também dá orientações para realização de entrevistas de emprego, resolução de conflitos. O reconhecimento do Depen à essa iniciativa só engrandece todo o trabalho desenvolvido pelas equipes”, destaca.

O projeto não tem custo inicial nem de manutenção, visto que utiliza recursos da própria unidade prisional e profissionais da Sejus para sua realização.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard