26/02/2019 16h09 - Atualizado em 26/02/2019 16h15

Saiba mais sobre os protocolos de segurança que impedem entrada de objetos ilícitos nos presídios capixabas

As visitas sociais são importantes para manter o vínculo entre uma pessoa privada de liberdade com seus familiares. Para garantir que esse atendimento seja realizado sem interferir na segurança das unidades, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) mantém um protocolo que estabelece as regras para visita.

Desde 2017, houve a apreensão de drogas com 89 visitantes, sete dessas ocorrências foram registradas em 2019. Do total de visitantes detidos, 83 são do sexo feminino e seis do sexo masculino. Atualmente, oito dentre os 89 visitantes detidos encontram-se no sistema prisional.

O subsecretário de assuntos para o sistema penal, Alessandro Ferreira, destaca que o trabalho de inteligência desenvolvido pela Sejus é fundamental para coibir esse tipo de situação ilícita.

“A Sejus atua para auxiliar na ressocialização do cidadão apenado, contribuindo na mudança dos maus hábitos que o levaram à criminalidade; e a família é uma parceira, que deve incentivar e participar desse processo. Todos os visitantes das unidades prisionais passam por uma revista, realizada mediante o uso de equipamentos eletrônicos conforme prevê a legislação, respeitando a integridade física, psicológica e moral das pessoas revistadas. Ocasionalmente, nossa equipe registra o flagrante da tentativa de entrada de objeto não autorizado, que são rigorosamente reportados e encaminhados à autoridade competente” detalha o subsecretário.

Para garantir a segurança dos internos, equipe e visitantes, a Sejus apresenta algumas normas nos dias de visita. O cadastro de visitantes é feito, pessoalmente, na unidade prisional em que o detento está custodiado, mediante a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento; carteira de identidade; foto 3x4 e Atestado de Antecedentes Criminais (conhecido popularmente como nada consta da Polícia Civil). Assim que é feito o cadastro, as orientações são repassadas sobre os dias da visita e regras. Dentre as recomendações estão o uso de calçado aberto e a proibição da entrada de alimentos ou de qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Segurança do sistema prisional é fundamental para seu funcionamento

Além da revista de visitantes, a equipe da Sejus mantém-se atenta à movimentação dos internos e às suas celas. As celas passam por vistorias para verificar a conservação e em busca de substâncias ilícitas. Nas ocasiões em que por ventura um objeto tenha passado pela revista inicial e chegado à cela, a equipe busca identificar quem estava em posse do material para responsabilização.

“Nós tentamos trabalhar o indivíduo para que ele veja que há outras possibilidades através da educação, do artesanato e do trabalho. É preciso que a família o apoie nessa transformação. Alguns, entretanto, acabam tentando entrar nas unidades com alguma droga para o familiar apenado e nós atuamos para coibir essas tentativas. O que vemos, muitas vezes, são mulheres ou mães de internos tentando adentrar com droga. Pegas em flagrante, elas também viram réus. Muitas vezes são pais e mães presos, o que resulta na desestruturação familiar. A segurança do sistema prisional é fundamental e nossa equipe está sempre atenta para manter a ordem em nossas unidades” ressalta Ferreira.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br    

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard