07/05/2024 09h03

Secretaria da Justiça entrega cozinhas internas em Colatina

O Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL) e a Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) já contam com cozinhas integradas para oferta da alimentação aos custodiados. A inauguração dos espaços foi realizada na última sexta-feira (03). Com as entregas, a Secretaria da Justiça (Sejus) já atinge quase 100% da implantação das cozinhas nas unidades prisionais do Estado. Está prevista, para ainda este mês, a entrega da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF).

Nas cozinhas inauguradas em Colatina, 26 internos atuam em diversas frentes de trabalho, como preparo dos alimentos e limpeza. Cerca de 2.350 refeições são servidas diariamente nas duas unidades. A expectativa é promover a abertura de, aproximadamente, 180 frentes de trabalho com a absorção da mão de obra carcerária com o Projeto Integradas.

“A implantação de cozinhas integradas às unidades prisionais é um investimento que propõe a melhor gestão dos recursos públicos, pois se estima uma redução de sete milhões anual com a alimentação nos presídios. Também aproveitamos essas estruturas para ofertar oportunidades de trabalho à população carcerária, ampliando a oferta de vagas do nosso Programa de Ressocialização”, destaca o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

“Todo esse trabalho, que é rigorosamente acompanhado e fiscalizado pelas equipes técnicas, colabora diretamente para o desenvolvimento das atividades operacionais dentro das penitenciárias, além de reduzir problemas que envolvem a qualidade das refeições servidas”, complementou Pacheco.

No mês de abril, a Secretaria da Justiça inaugurou a cozinha industrial integrada ao Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), com a solução digital “Sistema de Recebimento de Alimentação”. O aplicativo já é utilizado em demais unidades prisionais do Estado e otimiza a gestão dos contratos de alimentação. Com ele, é possível eliminar o uso de formulários em papel e fiscalizar de forma mais dinâmica a qualidade do serviço prestado, bem como as irregularidades encontradas na prestação do serviço.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis