03/02/2023 14h31

Secretaria da Justiça se reúne com cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

A Secretaria da Justiça (Sejus) se reuniu, nessa quinta-feira (02), com a cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward. O objetivo foi tratar da parceria com o país norte-americano, a fim de aprimorar a gestão do sistema prisional capixaba.

 

Na reunião, foram debatidas propostas para reduzir a superpopulação nas prisões, além das ações e projetos para a ressocialização de presos e as medidas para evitar a comunicação de custodiados com grupos ligados ao crime organizado. O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, também ressaltou que a parceria vai ampliar os esforços do Estado para garantir um sistema prisional ainda mais qualificado.

 

“Tratamos de uma agenda importante para o início de uma parceria com o governo dos Estados Unidos, com foco no aperfeiçoamento do sistema prisional capixaba e de nossos policiais penais. Trata-se de uma parceria estratégica que só foi possível graças ao protocolo de cooperação com o governo norte-americano assinado pelo governador Renato Casagrande. Queremos ampliar nossas ações, contando com a expertise e as soluções tecnológicas do país no que tange ao sistema prisional americano. Não temos dúvida que será uma parceria muito valiosa”, pontuou André Garcia.

 

Durante o encontro, foi entregue à cônsul-geral Jacqueline Ward peças artesanais produzidas por internos do sistema prisional capixaba. Entre elas, uma caixa em madeira com pinturas que representam o patrimônio cultural do Estado, feita por detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 5. Além disso, uma tela pintada à mão, com a caricatura da representante do consulado, também fez parte da entrega. A obra de arte partiu das mãos de um interno da Penitenciária de Segurança Máxima 1.

 

Jacqueline Ward destacou que espera cooperar com as metas da Secretaria da Justiça, mantendo assim a histórica e bem-sucedida colaboração internacional entre os governos do Brasil e Estados Unidos. “A visita foi de extrema importância. Pude entender melhor os atuais desafios e as metas envolvendo o sistema prisional do Espírito Santo. Fico feliz em saber que medidas estão sendo tomadas para uma melhor ressocialização dos encarcerados, bem como uma ambiência mais humana dentro dos presídios em todo o Estado”, destacou a cônsul-geral.

 

Também participaram da reunião Yvonne Marie Schon, adida policial da Agência Drugs Enforcement Administration (DEA) e o assessor Político, Giscard Guilloteau; os subsecretários de Estado de Inteligência Prisional, Rafael Pacheco; o subsecretário de Estado de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouvêa, e a chefe de Gabinete da Sejus, Maria Luiza Grillo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard