01/09/2015 09h21 - Atualizado em 14/03/2016 16h34

Secretaria de Justiça homenageia psicólogos que atuam no sistema prisional

Os psicólogos que atuam no sistema prisional do Espírito Santo foram homenageados, nesta segunda-feira (31), em uma comemoração realizada no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. A celebração ocorreu devido ao Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, e contou com a participação do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.

A programação incluiu apresentações musicais, vídeos, depoimentos de egressos, sorteio de brindes e um café da manhã.

Representando todos os psicólogos que trabalham no sistema, quatro profissionais foram homenageados. Andressa Moreira, que atua na Central de Egressos de Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Campos, da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, Lucíola Lopes, do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares, e José Carlos Pires, da Penitenciária Estadual de Vila Velha V, foram os contemplados.

Os psicólogos que atuam nas unidades prisionais administradas pela Sejus acompanham os projetos de ressocialização desenvolvidos nas unidades, além de trabalharem nas audiências de custódia, dando suporte à decisão do juiz, nas Centrais de Egressos e na Central de Medidas e Penas Alternativas.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Maria Jovelina Debona, destacou a importância do psicólogo para o sistema prisional.

"Eles são indispensáveis no processo de mudança dos detentos, pois contribuem para a melhoria de comportamento e para o resgate de valores morais e éticos. Também fazem parte da Comissão Técnica de Classificação (CTC), que traça um perfil do detento assim que ele chega à unidade", ressalta a gerente.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Thaís Brêda
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard