21/11/2025 12h35

Sejus alerta estudantes sobre riscos do bullying e do cyberbullying em palestra educativa

Bullying, Cyberbullying e Segurança Pública. Esse foi o tema da palestra apresentada por servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) para cerca de 240 estudantes do Colégio Adventista de Vitória, na última sexta-feira (14). A atividade reuniu alunos de 11 a 18 anos e reforçou a importância de escolhas responsáveis dentro e fora da escola.

O bate-papo foi apresentado aos alunos pela equipe da Gerência de Administração do Sistema Penitenciário (GASP), os policiais penais Amanda Capeli, Diego Florencio e Paula Vicentini, e a assessora Lidiane Galini. A proposta foi estimular a empatia, a reflexão prática e alertar sobre as consequências legais dessas condutas.

O chefe de Núcleo da Região Metropolitana I, Diego Florêncio, explica que o assunto faz parte da rotina de muitos jovens e traz muitas consequências, como processos criminais. “O bullying e o cyberbullying deixam marcas profundas, como ansiedade, depressão, isolamento social, queda no desempenho escolar e até abandono dos estudos. Além dos impactos emocionais e físicos, os estudantes foram alertados sobre os riscos jurídicos”, explicou.

“Desde a Lei 14.811/2024, essas práticas são consideradas crime. Quando cometidas por menores de 18 anos, passam a ser ato infracional, com possibilidade de aplicação de medidas socioeducativas, como advertência, prestação de serviços, liberdade assistida e até internação, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou Diego Florêncio.

“Durante a conversa, reforçamos a importância de decisões responsáveis na adolescência, lembrando que atitudes tomadas nesse período podem resultar em consequências duras no futuro, com repercussões na segurança pública”, disse Amanda Capeli.

“Nosso intuito foi levantar o debate junto à escola, falar dos riscos e das consequências dessa prática. Também orientamos os estudantes para a escolha de amizades saudáveis, a evitar pressão de grupos e buscar apoio dos responsáveis e da polícia sempre que necessário”, orientou Paula Vicentini.

Elisson Carvalho, capelão escolar do Colégio Adventista de Vitória, destacou que a parceria entre da escola com a Sejus foi muito significativa. “A palestra oferecida aos adolescentes reforçou valores como respeito mútuo, qualidade de vida e sonhos para o futuro. Os alunos adoraram a interação, as dinâmicas e a presença de um grupo tão especial da Sejus, como os policiais penais. Para nós do colégio, foi uma experiência ímpar”, avaliou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard