29/09/2023 10h59 - Atualizado em 29/09/2023 11h00

Sejus amplia projeto Remição pela Leitura nas unidades prisionais do Estado

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), ampliou a o Projeto Remição pela Leitura nas unidades prisionais do Estado, passando de quatro para 12 penitenciárias atendidas.

O projeto envolve a aprendizagem da leitura e escrita potencializando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para um bom leitor. Com a ampliação, o projeto beneficia cerca de 200 pessoas presas. 

A cada livro lido a pessoa privada de liberdade tem o direito de remir quatro dias de sua pena, conforme prevê a Resolução Nº 391/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper, salienta a importância da leitura para a ressocialização.

“Ao cultivar a leitura, o sistema prisional promove a educação dentro das prisões, reconhecendo-a como um direito fundamental e essencial para a transformação pessoal e social. A leitura também contribui para a transformação do indivíduo, pois promove o desenvolvimento pessoal, estimula o pensamento crítico, a empatia, a reflexão e a ampliação do horizonte cultural. Isso pode ajudar a transformar atitudes e comportamentos, auxiliando no processo de ressocialização”, explica Regiane Kieper.

Paralelamente ao projeto Remição pela Leitura, a Sejus oferta ensino regular na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para todo o sistema prisional do Estado. Atualmente, 3.220 alunos estão distribuídos em 218 turmas dos ensinos Fundamental e Médio. A educação faz parte do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard