08/12/2023 10h23 - Atualizado em 08/12/2023 10h31

Sejus apresenta Planejamento Estratégico 2024-2027

A versão final do Planejamento Estratégico 2024-2027 da Secretaria da Justiça (Sejus) foi apresentada, nesta quinta-feira (07), durante evento realizado no auditório do Procon, no Centro de Vitória. O plano, que define as diretrizes e metas para o sistema prisional nos próximos anos, foi preparado durante sete encontros realizados com as equipes de trabalho neste mês.

Cerca de 170 servidores participaram do processo de construção do plano, que teve como resultado 14 projetos estruturantes e 20 objetivos estratégicos. Organizado pela Assessoria de Modernização Administrativa (Asmad) e Assessoria de Compliance (Ascomp), o desenvolvimento das oficinas levou em consideração algumas metodologias para definição do planejamento.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, participou do evento e destacou que o planejamento estratégico é uma importante ferramenta de governança. “Para execução de qualquer planejamento é necessário comprometimento de todos.  E para alcançar metas e resultados é fundamental o trabalho em equipe, integrado, para a eficiência do sistema. De janeiro até agora, já alcançamos muitos resultados e isso é fruto do trabalho de todos os servidores da Sejus”, afirmou.

Garcia também falou sobre os investimentos na Secretaria. “Temos investido em melhorias das unidades prisionais, em mais tecnologia, equipamentos operacionais e condições de trabalho para os nossos policiais penais. O planejamento estratégico é uma ferramenta que sozinha não satisfaz as necessidades de nenhuma instituição. Por isso a necessidade do comprometimento de todos para a execução dos trabalhos e uma boa governança”, completou o secretário.

O plano

As principais ações estratégicas destacadas referem-se à ressocialização e alternativas penais, bem como os processos internos, que estão relacionados à conservação da infraestrutura, segurança prisional, redução da superlotação e o fortalecimento institucional, além das questões de ordem financeira, como aumentar a arrecadação do Fundo Rotativo do Sistema Prisional e reduzir os custos dos contratos de alimentação. As respostas obtidas por meio do ‘Questionário de Pesquisa’ divulgado pela Intranet da Sejus, também subsidiou a elaboração do plano.

Com base nas análises, foi definida a carteira de projetos estruturantes da Secretaria da Justiça, que irá guiar as ações da pasta no ciclo 2024-2027. Entre eles, estão listados: Construções Modulares; Escolar ES; Novos Caminhos; Moderniza-ES; Maternar e Brincar; Gestão de Bens Patrimoniais; Construção de Centro de Distribuição e Logística de Bens e Materiais; Circuito Fechado de Televisão (CFTV); Fortalecimento da Segurança Prisional; Modernização e Reestruturação dos Sistemas Elétricos e Projetos de Engenharia; Projetos de Ressocialização; Construção das Bases da Inteligência; Modernização da Academia da Polícia Penal (Acadeppen).

A coordenadora da Asmad, Andressa Pena, explicou que a elaboração do plano, com a participação de servidores de todas as áreas (estratégico, tático e gerencial), foi algo inovador na secretaria. “O objetivo de envolver todas as áreas da Secretaria foi o de construir um plano que atenda às necessidades da pasta e que seja exequível. Por isso, o olhar da liderança, dos gestores e das equipes da base foi fundamental. Só temos a agradecer o envolvimento de todos nesse processo”, pontuou.

A construção do novo planejamento estratégico da Secretaria da Justiça (Sejus) também atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a elaboração de um plano de intervenção para garantir direitos fundamentais à população prisional.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856