09/11/2022 11h59 - Atualizado em 09/11/2022 14h02

Sejus capacita profissionais de saúde sobre Diversidade Sexual e de Gênero

A Secretaria de Justiça, por meio da Gerência de Saúde, promoveu um treinamento para os servidores sobre o atendimento à população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexuais, Assexuais, Pan/Poli, Não binárias e mais), a fim de favorecer o acolhimento adequado dessas pessoas nas Unidades Prisionais do Estado.

O curso foi ministrado pela coordenadora da Faculdade Estácio de Sá, Sátina Pimenta, e aconteceu na última terça-feira (08), das 08 às 17 horas, no auditório da Seger, no Edifício Fábio Ruschi. Participaram da qualificação profissionais do serviço de Assistência Psicossocial e toda equipe de saúde da PSME2, em Viana – a primeira unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+ no Espírito Santo.

 

De acordo com a gerente de Saúde do Sistema Penal capixaba, Larissa Rodrigues Stiba, a proposta era compartilhar algumas orientações quanto ao uso do nome social, a identidade de gênero, o incentivo ao respeito, o combate à discriminação, bem como orientações normativas que asseguram a garantia de direitos desse público.

 

“Há mais de um ano, a PSME2 se tornou referência para pessoas autodeclaradas LGBTI+. Assim como o local físico passou por adaptações para tal acolhimento, surgiu a necessidade de oferecermos uma preparação para toda a equipe que fornece serviço de saúde a esses presos”, explicou.

 

A gerente de Saúde ressalta ainda que os cem participantes receberão certificados de participação no evento, e não descarta que, futuramente, a Sejus possa ofertar mais treinamentos sobre esse tema.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195

Flora Viguini
(27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard