01/11/2016 16h12

Sejus capacita servidores das Comissões Técnicas de Classificação nas unidades prisionais

Mais 99 servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que compõem as Comissões Técnicas de Classificação (CTCs), participaram de capacitação ofertada pela Comissão de Assessoramento de CTC e pela Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Com a realização desse treinamento, a Sejus concluiu a capacitação de todos os servidores que fazem parte das CTCs nas unidades prisionais.

A capacitação foi realizada no último dia 24 e contou com a participação do juiz Daniel Peçanha Moreira, da 8º Vara Criminal de Vila Velha, da juíza Cristiania Lavinia Mayer, da 2ª Vara Criminal de Viana, e do promotor Cezar Augusto Ramaldes, integrante do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep).

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Maria Jovelina Debona, que também preside a Comissão de Assessoramento das CTCs, explicou que a meta da Sejus é dar continuidade ao trabalho de assessoria às CTCs, de acordo com o calendário estabelecido para o ano de 2017. Além disso, a Comissão de Assessoramento está disponível para dar suporte, sempre que necessário, aos membros das comissões.  

A Comissão Técnica de Classificação é um colegiado democrático, onde todos os componentes têm autonomia para emissão de parecer técnico sobre o detento avaliado, tendo como objetivo propor um Programa de Individualização da pena de cada pessoa presa, avaliando o grau de culpabilidade e a gravidade do delito cometido, para que a Sejus estabeleça parâmetros adequados para o cumprimento da pena, visando à reintegração social.

Durante a capacitação, os servidores aprenderam, passo a passo, como elaborar um Programa de Individualização da Pena de Classificação do preso. “Eles foram divididos em grupos e fizeram um exercício em que elaboraram o Plano Individualizado de três presos. Cada grupo se dividiu em subgrupos, com o objetivo de analisar o prontuário, elaborar a síntese da situação presente do preso, apresentar uma proposta viável para cada área, dar sugestões e elaborar o parecer conclusivo da comissão”, explicou a presidente da Comissão de Assessoramento.

Comissão de Assessoramento

A Comissão de Assessoramento surgiu em outubro de 2014 com o objetivo de assessorar, coordenar e supervisionar as Comissões Técnicas de Classificação (CTCs), criadas em todas as unidades prisionais, conforme a Lei de Execução Penal. Além disso, tem a função de subsidiar a direção das unidades prisionais na implantação das novas CTCs, capacitar os membros das comissões e avaliar e propor a reformulação da metodologia aplicada, caso necessário.

               
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard