31/07/2017 15h21

Sejus capacita voluntários para oferecerem assistência religiosa nos presídios

Mais de 250 voluntários participaram, neste sábado (29), de uma capacitação promovida pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória.

A abertura do encontro foi feita pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes. Representantes de diversas entidades religiosas estiveram presentes ao evento.

Durante o seminário, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o sistema penitenciário do Espírito Santo, feita pela coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, e pelo diretor da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), José Franco Morais Junior.

Os assessores teológicos do Ginter, pastor Romerito Oliveira de Encarnação, pastor Christian Tatagiba Franco e José Carlos Fiorido também fizeram apresentações sobre os temas “Diversidade Religiosa/Tolerância Religiosa”, “Assistência Socioespiritual aos Apenados/Metodologia” e “Fundamentação Legal da Assistência Socioespiritual”. Já o promotor de Justiça César Ramaldes falou aos voluntários sobre a metodologia Apac.

A coordenadora do Ginter explicou que o objetivo do evento foi capacitar os novos voluntários para atuarem nas unidades oferecendo assistência socioespiritual aos internos.

“Esse encontro é importante para qualificar o trabalho dos voluntários para que possamos ter resultados efetivos e contribuir, de fato, para a mudança dos detentos visando à reintegração dessas pessoas à sociedade. Atualmente, temos mais de 2 mil voluntários atuando nos presídios, de 26 denominações diferentes”.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é coordenado pela Gerência de Reintegração Social e Cidadania da Sejus em parceria com o Programa de Humanização na Gestão Penitenciária. O grupo não só qualifica voluntários, como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados para atuar nas unidades prisionais.

 A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard