27/07/2015 10h00 - Atualizado em 03/10/2017 17h30

Sejus capacita voluntários que prestam assistência religiosa a detentos

O Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou no último sábado (25) o seminário 'Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade'. O encontro, que teve como objetivo capacitar 258 voluntários para prestação de assistência espiritual nas unidades prisionais do Estado, foi realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória.

Os voluntários assistiram à palestra da gerente de Reintegração Social e Cidadania (GRSC) da Sejus, Maria Jovelina Debona, que falou sobre o sistema penitenciário do Estado. Os diretores adjuntos José Franco M. Júnior, do Centro de Detenção Provisória de Guarapari, e João Batista Gomes, da Penitenciária de Segurança Média I, também abordaram o tema.

Já os assessores teológicos do Ginter, pastor Romerito Oliveira de Encarnação, pastor Cristhian Tatagiba Franco e José Carlos Fiorido, falaram sobre 'Fundamentação Legal da Assistência Socioespiritual', 'Diversidade e Tolerância Religiosa' e 'Assistência Socioespiritual aos Apenados/Metodologia'.

"O trabalho dos voluntários religiosos é de grande relevância para a Sejus e para a sociedade capixaba pois, somado às outras assistências, contribui para o processo de reintegração social das pessoas presas", explicou a gerente de Reintegração Social e Cidadania (GRSC) da Sejus, Maria Jovelina Debona.

Estiveram presentes representantes da Federação Espírita do Espirito Santo, da igreja católica e de várias igrejas protestantes, da Grande Vitória e do interior do Estado.

"Essa capacitação é realizada duas vezes por ano, para nivelar os conhecimentos dos voluntários acerca do sistema prisional capixaba, padronizando assim a assistência socioespiritual prestada por esses voluntários, sem desrespeitar as particularidades de cada religião", finalizou a gerente.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é coordenado pela Gerência de Reintegração Social e Cidadania (GRSC) da Sejus. O grupo não só qualifica voluntários, como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados com a Direção das Unidades Prisionais.

A Portaria nº 991-S, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard