26/10/2016 14h48 - Atualizado em 20/10/2017 15h14

Sejus capacita voluntários que prestam assistência religiosa nos presídios

O Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) realizou mais uma capacitação de voluntários que atuam no sistema prisional. O Seminário de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade ocorreu no último dia 22, no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória, e reuniu 152 voluntários.

A abertura do encontro foi feita pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e o encerramento pela representante da Vice-Governadoria, Célia Kiefer, e pelo promotor de Justiça, César Ramaldes. Representantes de diversas entidades religiosas estiveram presentes ao evento.

Durante o seminário, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o sistema penitenciário do Espírito Santo, feita pela gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus e coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, e pelo diretor adjunto do Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG), José Franco Morais Junior.

Os assessores teológicos do Ginter, pastor Romerito Oliveira de Encarnação, pastor Christian Tatagiba Franco e José Carlos Fiorido também fizeram apresentações sobre os temas “Diversidade Religiosa/Tolerância Religiosa”, “Assistência Socioespiritual aos Apenados/Metodologia” e “Fundamentação Legal da Assistência Socioespiritual”.

A coordenadora do Ginter ressaltou que a colaboração dos voluntários se soma aos esforços da Secretaria para a reintegração social dos detentos. “Essa capacitação faz parte do planejamento anual do Grupo e visa qualificar os voluntários que atuam nas unidades prisionais para que possam oferecer assistência aos internos. A contribuição deles complementa o trabalho desenvolvido pela Secretaria e é de grande relevância para os internos”.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é vinculado à Subsecretaria para Assuntos do Sistema Penal. O grupo não só qualifica voluntários como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e trabalha pela boa relação entre os voluntários e servidores das unidades.

A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard