24/11/2016 18h23

Sejus divulga vencedores da terceira edição do concurso de pintura

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (24), no Palácio de Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, foram revelados os vencedores do terceiro concurso de pintura do projeto “Mãos que Falam”. A competição, promovida  pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem como objetivo potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba.

Neste ano, com o objetivo de divulgar os pontos turísticos e as belezas do Espírito Santo, o tema do concurso foi #AmoreS2es. Os 19 semifinalistas, cada um representando uma unidade prisional, foram escolhidos a partir de 84 inscrições por uma comissão julgadora formada por professores do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pelo interno Vinícius de Menezes Lima, vencedor da segunda edição do concurso.

Na categoria masculina, o primeiro lugar foi para o interno Ronaldo Izidoro Fernandes, da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), com a obra “Catedral Metropolitana de Vitória”. Geovani Ferreira, da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), de Viana, ficou com a segunda colocação, com a obra “Caravela da Fé”. Já o terceiro lugar foi para Douglas Brandolfo Coelho, da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), com o quadro “Filtro dos Sonhos”. 

Na categoria feminina, a vencedora foi a egressa Ana Carolina Araújo, que cumpriu pena na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), com a obra “Mosaico do Espírito Santo”. Em segundo lugar, foi premiada a interna Eliane Souza Rodrigues, do Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV), com a pintura “Igreja Reis Magos”. A terceira colocada foi Mônica Loredo Fagundes da Silva, do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), com o quadro “Convento da Penha”.

Os três finalistas de cada categoria receberam medalhas e todos os 19 semifinalistas ganharam certificados de participação no concurso. Já o interno Jhonatan Santos Lopes, do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), recebeu uma menção honrosa pela participação no concurso.

Primeiro lugar no concurso na categoria masculina, Ronaldo Fernandes, 36 anos, contou que começou a pintar dentro da unidade. “Comecei desenhando no papel e depois passei a pintar. Escolhi a Catedral de Vitória como inspiração pelos detalhes e pela dificuldade. É um local muito bonito. Foram 12 dias para finalizar o quadro. Fiquei emocionado quando anunciaram os vencedores, é uma felicidade imensa ter sido escolhido como o primeiro lugar”.

A egressa Ana Carolina Araújo, 22 anos, também ficou feliz com a primeira colocação no concurso. “Fiquei surpresa e feliz com o resultado. Só participar já foi muito bom, pois pintar me traz a sensação de liberdade. Comecei a desenvolver esse lado artístico na unidade, trabalhando com mosaico, e quero continuar agora que ganhei a liberdade. Já comecei a pintar uma tela em casa”, contou. Ana Carolina pintou o quadro enquanto cumpria pena e, pouco antes da premiação, recebeu o alvará de soltura.

Cerimônia 

A cerimônia de premiação do concurso de pintura contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, do juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, de representantes da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Vila Velha, do Instituto Federal do Espírito Santo e da ArcelorMittal, patrocinadora do concurso.

Durante o evento, foram realizadas apresentações de músicos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), de um grupo musical formado por detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) e do interno Eliano Cardoso de Jesus, da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), que declamou o poema “O Menestrel”, de William Shakespeare. 

Também foram entregues obras pintadas pelo interno Vinícius de Menezes Lima, da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv), aos representantes da ArcelorMittal, da Ufes, e ao secretário de Justiça.

Representando a comissão julgadora, o professor Fernando Augusto dos Santos, do Centro de Artes da Ufes, falou sobre a emoção de participar do concurso. “Como artista, me toca muito ver a sensibilidade e a criatividade dos internos. A pintura traz alívio, diversão e beleza para todos e é capaz de produzir emoções, que sustentam nossas vidas”. 

O especialista em Responsabilidade Social da ArcelorMittal, Paulo Henrique Marques, parabenizou os detentos pelos trabalhos e a Sejus pela iniciativa de promover o concurso. “É preciso ter coragem para fazer diferente, sair do lugar comum, e oferecer oportunidades como essa aos internos”, falou.

O secretário de Justiça, Walace Tarcísio Pontes, destacou a complexidade de oferecer aos internos possibilidades para ressocialização e reintegração à sociedade e ressaltou que a arte é uma valiosa ferramenta que contribui para esse processo. “A arte provoca a reflexão e, por meio das pinturas, os internos podem se expressar. Parabenizo todos os internos que participaram do concurso”.

Mãos que Falam

O projeto tem como objetivo potencializar as habilidades artísticas de internos do sistema prisional capixaba, bem como auxiliar no resgate da autoestima dos detentos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Educação e Trabalho (GET), com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e patrocínio da ArcelorMittal.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard