03/06/2024 10h37

Sejus e Polícia Penal promovem treinamento para servidores do sistema penitenciário do Paraguai

A Secretaria da Justiça (Sejus) e a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) promovem, a partir desta segunda-feira (03), o Treinamento em Técnicas Operacionais e Procedimentos Penitenciários para 13 agentes do sistema penitenciário do Paraguai. O intercâmbio de conhecimento é uma proposta do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e tem o objetivo de promover, no Brasil e no Paraguai, a disseminação e a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais para fortalecer a gestão penitenciária e o enfrentamento ao crime organizado, em consonância com os padrões mínimos internacionais.

O curso será aplicado pela Academia da Polícia Penal (Acadeppen) até o próximo dia 14 de junho, com abordagem a diversos assuntos, entre eles: Uso Diferenciado da Força; Gerenciamento de Crise; Operações Policiais; Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Escolta Prisional; Noções de Intervenção Prisional e Rotinas Administrativas. O treinamento contará com palestras, aulas expositivas e práticas, além de exercícios simulados.

 

“Esperamos contribuir com o sistema prisional do Paraguai, apresentando as boas práticas do Espírito Santo em segurança e gestão do sistema penitenciário. O objetivo geral do treinamento é capacitar os agentes paraguaios com conhecimentos, habilidades e práticas necessárias para enfrentar os desafios impostos pelas organizações criminosas transnacionais. É o compartilhamento de técnicas operacionais que visam melhorar a eficácia e eficiência das operações e promover um ambiente penitenciário mais seguro e controlado”, explica o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

 

A diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, reforça que o intercâmbio promove a disseminação e a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais que fortalecem a gestão penitenciária e o enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

 

“É muito importante esse intercâmbio para a interação e o compartilhamento de conhecimento entre as instituições. Com o encontro, a troca de informações entre os países servirá, no futuro, para contribuir com o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Paraguai na resposta ao crime organizado no sistema penitenciário”, pontuou.

 

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) coordena o Projeto PRIS-COOP, que, desde 2021, tem como objetivo promover, no Brasil e no Paraguai, uma melhor resposta à atuação das facções criminosas no sistema penitenciário. Em fevereiro deste ano, representantes do órgão estiveram no Espírito Santo para conhecer as boas práticas aplicadas no sistema prisional capixaba, entre elas, o modelo utilizado na Comissão Técnica de Classificação (CTC) das pessoas privadas de liberdade do Estado para inserção de presos em projetos de ressocialização.

 

Policiais penais do Espírito Santo aplicam instrução no Paraguai

Entre os dias 20 e 24 de maio, dois policiais penais do Espírito Santo estiveram em cidade do Leste, no Paraguai, para aplicar o curso Procedimentos Penitenciários, destinado a 134 novos agentes penitenciários que atuarão no Centro de Reinserción Social de Minga Guazú.

 

O grupo responsável pela capacitação reuniu nove policiais penais, sendo dois do Espírito Santo, três de São Paulo, três do Paraná e um do Rio Grande do Sul. O treinamento foi realizado na nova penitenciária paraguaia que ainda está desocupada e será inaugurada este mês.

 

O policial penal e diretor de Administração Geral dos Estabelecimentos Penais (Diragesp) do Espírito Santo, Franzailson Ribeiro Barbosa, foi um dos instrutores do curso aplicado no Paraguai. “O treinamento foi realizado na nova unidade que tem capacidade de ocupação para 1.380 presos. Foi uma experiência enriquecedora, pois também aprendemos muito com servidores de outros estados. Foi um momento de interação e troca de experiências. Também conhecemos a unidade prisional que será inaugurada e que tem uma estrutura diferenciada da nossa. A instrução aplicada permitiu contribuir com a formação de novos agentes paraguaios para o desempenho de suas funções na nova penitenciária”, disse Franzailson Ribeiro.

 

O curso reuniu técnicas e procedimentos operacionais que envolvem defesa pessoal, imobilizações, gerenciamento de crise e uso de instrumentos de menor potencial ofensivo. O Coordenador-geral da Academia da Polícia Penal (Acadeppen), Fábio Colatto, também foi um dos instrutores do treinamento.  

 

“Foi uma honra poder colaborar com a instrução destinada aos novos agentes penitenciários da unidade paraguaia representando nosso País e o Espírito Santo, contribuindo com o modelo de segurança aplicado no nosso Estado. Além de tudo, pudemos conhecer o funcionamento e operacionalidade do sistema penitenciário do Paraguai e isso agrega mais conhecimento e troca de experiência para nossa atuação”, pontuou Fábio Colatto.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard