Sejus entrega documentos e reforça importância da documentação para reintegração social

Na última semana, a Gerência de Reintegração Social e Cidadania (GRSC), área vinculada à Subsecretaria de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), promoveu uma ação importante de apoio às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, com a entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN).
Durante a ação, foi formado um grupo reflexivo para dialogar com os participantes sobre a relevância da documentação civil como promoção da cidadania. Os presentes foram orientados sobre como a posse de documentos oficiais é fundamental para acessar oportunidades de qualificação, emprego e outros direitos sociais, contribuindo para uma nova trajetória de vida e autonomia.
“A documentação é uma ponte essencial para que as pessoas possam acessar oportunidades de trabalho, qualificação profissional e direitos civis. De janeiro a maio deste ano, a GRSC auxiliou na emissão de 252 carteiras de identidade para egressos e familiares, além de 10 registros/regularizações de CPF e 86 certidões de nascimento. São ações que fortalecem a cidadania e a reintegração de quem busca uma nova oportunidade de vida”, ressaltou a gerente de Reintegração Social e Cidadania, Karina de Oliveira Amaral Vieira.
Em 2024, a GRSC, por meio do Escritório Social de Vitória e Centrais de Atendimentos aos Egressos e familiares de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, realizou 7.228 atendimentos às pessoas egressas e 447 aos seus familiares, totalizando 7.675 registros realizados. Desse total, 1.700 foram referentes à emissão e ao resgate de documentação civil.
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