11/04/2024 14h51 - Atualizado em 11/04/2024 15h07

Sejus inaugura cozinha integrada ao Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS)

A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugurou, nessa quarta-feira (10), a cozinha industrial integrada ao Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS). O evento de entrega também lançou o aplicativo “Sistema de Recebimento de Alimentação”, que otimiza a gestão dos contratos. O projeto Cozinhas Integradas teve início em 2022 e a previsão é de que até maio deste ano todas as unidades prisionais contem com cozinhas em funcionamento.

Cerca de 1.900 refeições, sendo almoço e jantar, serão preparadas por dia na cozinha implantada. Antes, a alimentação era transportada para a unidade prisional, o que gerava mais irregularidades quanto à temperatura e condições adequadas para consumo dos alimentos. Catorze internos da unidade estão envolvidos em frentes de trabalho no espaço inaugurado.

Até maio deste ano, novas cozinhas serão inauguradas no Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL), Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) e Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF). Com o investimento, estima-se uma redução de sete milhões anual com a alimentação nos presídios.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, participou da inauguração e destacou os benefícios do projeto. “A implantação de cozinhas internas no sistema prisional busca a eficiência, a modernização e a redução dos gastos públicos no tange à alimentação ofertada nas unidades. Paralelo a isso, implementamos uma solução inteligente para maior controle e gestão do serviço. Dessa forma, conseguimos fiscalizar de forma dinâmica as possíveis irregularidades encontradas na prestação do serviço, bem como avaliar os resultados e os padrões de qualidade dessa oferta”, explicou Rafael Pacheco.

Aplicativo

O aplicativo “Sistema de Recebimento de Alimentação” já está sendo usado pelo Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) e no Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2). A solução, desenvolvida pela Gerência de Tecnologia (GTI), com a Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penais (Gefap), elimina o uso de formulários em papel e proporciona a otimização da gestão do serviço.

Para o uso da ferramenta, foram realizadas intervenções na infraestrutura de rede das penitenciárias, com o objetivo de estabelecer a conexão dos dados, que são registrados em tempo real. Após a fase de teste, a solução será utilizada por todas as unidades prisionais com cozinhas implantadas.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis