16/02/2024 16h49

Sejus inaugura duas cozinhas internas no sistema prisional

O Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) e a Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) agora contam com cozinhas internas para oferecer alimentação aos custodiados. As inaugurações ocorreram na última sexta-feira (09) e na terça-feira (13), respectivamente.

A Secretaria da Justiça (Sejus) tem investido na implantação das cozinhas nas unidades prisionais, visando à redução de gastos e mais eficiência na gestão do sistema prisional. A previsão é de que as 37 unidades prisionais do Estado contem com cozinhas em funcionamento até o final deste ano.

Os internos trabalham na preparação dos alimentos nas cozinhas inauguradas. Nas duas unidades, 2.236 refeições diárias são ofertadas aos presos, sendo desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar.

De acordo com Celso dos Santos Júnior, subsecretário de Estado para Assuntos Administrativos (SAA), a implantação das cozinhas internas trouxe melhorias significativas na qualidade da alimentação fornecida nas unidades prisionais.  “Agora, as refeições não precisam mais passar pelo processo de transporte, o que contribui diretamente para a preservação da qualidade dos alimentos, desde o momento de sua preparação até o momento em que são servidos. Também ampliamos nossa capacidade de fiscalização e, com isso, reduzimos as irregularidades encontradas”, enfatiza.

No mês de janeiro, a Sejus também inaugurou a cozinha centralizada que atende às unidades prisionais do Complexo de Viana, entre elas: Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV 2); Centro de Triagem de Viana (CTV); Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes); Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA 2); Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME 1) e Penitenciária de Segurança Média 2 (PSMA2).  Ao todo, 10.824 refeições diárias são preparadas no local.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard