16/07/2021 16h44

Sejus inicia cursos do Procap para o sistema prisional

A Secretaria da Justiça (Sejus) deu início aos cursos do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap) no sistema prisional, com a oferta de cursos de corte e costura, fabricação de tijolos ecológicos e panificação. As capacitações fazem parte de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e tiveram início no mês de julho. Cerca de 80 internos são beneficiados com os cursos profissionalizantes.

O Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) foi o primeiro a abrir a turma do curso de Corte e Costura para 20 internas que cumprem pena na unidade. As aulas são realizadas durante cinco dias da semana, com quatro horas diárias. A carga horária total da capacitação é de 200 horas.

Já na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), 20 internos participam do Curso de Tijolos Ecológicos, com aulas realizadas durante oito horas por dia. No curso, os internos alunos aprendem sobre o processo de produção, elaboração de tijolos ecológicos e afins; armazenamento dos produtos acabados, além de procedimentos de segurança, uso correto de matérias-primas, entre outros.

De acordo com a subsecretária de Estado de Ressocialização, Roberta Ferraz, o objetivo do programa é possibilitar a capacitação profissional das pessoas privadas de liberdade. “Os cursos do Procap buscam qualificar a mão de obra do preso e prepará-los para o mercado de trabalho. São capacitações desenvolvidas com módulos teóricos e práticos, que visam a criar oportunidades para vagas de trabalho, após o cumprimento de pena e que promovam a inserção social”, ressalta.

No início do mês de agosto, duas turmas do curso de Panificação serão abertas no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), com a participação de 40 internos, divididos em duas turmas. O objetivo é capacitar os alunos para trabalhar com o preparo de massas, coberturas e recheios, bem como noções de empreendedorismo, boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, entre outros quesitos.

O convênio do Procap foi assinado no ano de 2012, entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria da Justiça (Sejus) para a implantação de três oficinas nas penitenciárias estaduais, com o intuito de profissionalizar as pessoas privadas de liberdade.

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard