Sejus inicia vacinação contra vírus Influenza no sistema prisional
Para garantir a saúde da população carcerária e de servidores penitenciários, a Secretaria da Justiça (Sejus) deu início à campanha de vacinação contra a gripe Influenza nas unidades prisionais do Estado. A imunização segue o cronograma de vacinação estabelecido pelos municípios e acontece durante este mês.
A ação é coordenada pela Gerência de Saúde do Sistema Penal (GSSP). Uma vez que o sistema prisional faz parte do grupo prioritário para a vacinação, a campanha vai contemplar 100% dos custodiados e todos os servidores das unidades prisionais. Atualmente, mais de 23 mil pessoas estão privadas de liberdade no Estado.
A vacina é oferecida à população prisional todos os anos, antes do Inverno, período em que as doenças respiratórias são mais comuns, seguindo calendário nacional do Ministério da Saúde (MS).
A gerente de Saúde Prisional, Janaina Arenas Cavadas de Sousa Mendes, explica que o objetivo é prevenir a infecção provocada pelo vírus Influenza e contribuir com a saúde de todos os envolvidos na comunidade prisional.
“A população carcerária entrou no grupo prioritário para vacinação em 2012, pois é um público que se encontra a maior parte do tempo em local fechado e aglomerado, o que facilita a transmissão do vírus da Influenza. Dessa forma, a imunização contra a gripe previne o adoecimento pelo vírus e suas complicações. As medidas profiláticas são adotadas a fim de evitar a proliferação da doença nos estabelecimentos penais e, com isso, garantir um ambiente saudável para os internos e também para os servidores que atuam nas unidades”, explica Janaina Mendes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 3636-5706 / 99933-9920