09/01/2025 10h49

Sejus oferece capacitação em marcenaria para internos do sistema prisional

A Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou nessa segunda-feira (06) mais um treinamento para capacitar internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3) em conhecimentos básicos de marcenaria. Esta é a terceira turma em formação na área, com 20 alunos. No ano passado, 40 internos da unidade prisional receberam certificados de conclusão do curso, com carga horária de 80 horas.

A capacitação é aplicada na Marcenaria Jequitibá, instalada dentro da unidade prisional, onde os internos desenvolvem capacidade técnica para produção de móveis e demais artesanatos em madeira. Durante os módulos, os alunos aprendem a utilizar máquinas manuais e elétricas, tendências de design em marcenaria, além de noções de segurança no trabalho e empreendedorismo.

Desde 2017, quando a Marcenaria Jequitibá foi criada, cerca de 300 detentos já receberam capacitação na área. Para as aulas práticas, são utilizados pallets doados pela empresa ArcelorMittal.  Madeiras apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também são utilizadas como matéria-prima para o aprendizado.

O subsecretário de Estado da Ressocialização, Marcelo Gouvêa, destaca que o projeto de marcenaria está sendo ampliado no sistema prisional. “Vamos capacitar 60 internos em habilidades básicas e avançadas em marcenaria. Essa é uma iniciativa extremamente importante para a ressocialização e que prepara esses internos para um mercado em constante crescimento. A marcenaria tem uma atuação ampla e os internos podem exercer a atividade como empregados ou como donos do próprio negócio”, disse Marcelo Gouvêa.

Desde o ano passado, quem desenvolve a capacitação na unidade é o Instituto de Formação e Desenvolvimento Social Santa Teresa de Ávila. Um dos instrutores do curso é o egresso do sistema prisional Farly Pogian Rosa. Ele abriu uma empresa de móveis planejados onde já contratou outros egressos capacitados para atuar nessa frente de trabalho.

Assim como na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), internos de outras unidades também atuam com a prática da marcenaria, como na Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV5), no Complexo de Xuri, Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) em Viana, no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e Penitenciária Regional de Linhares (PRL).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard