14/08/2019 17h48 - Atualizado em 15/08/2019 10h53

Sejus participa de curso de Otimização de Políticas no Sistema Penal em Brasília

Diretores de unidades penitenciárias e técnicos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participam, esta semana, do I Curso para Otimização de Políticas Públicas no Sistema Prisional, em Brasília. O encontro, que segue até esta sexta-feira (16), tem a coordenação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e reúne representantes do sistema prisional de todo o País.

O curso tem o intuito de fortalecer as políticas públicas promovidas pelo Depen, com a construção de uma visão geral e a capacitação dos participantes para que possam melhor compreender o funcionamento das políticas desenvolvidas pelo Departamento.

Para o diretor do Centro de Detenção Provisória de Aracruz, Dantas Campostrini Vieira, esta é uma oportunidade de compartilhar expectativas e realidades, buscando melhorias para o sistema como um todo.

“Esse é o momento para troca de experiências entre servidores, funcionários e gestores das políticas do sistema prisional. Cada unidade tem um cenário específico e, compartilhando nossas experiências, temos como conhecer boas práticas empregadas em outros presídios, conversar sobre custos, sua aplicação e resultados práticos. Também abordamos os processos administrativos e a execução de políticas públicas desenvolvidas pelo Depen”, afirmou o diretor.

O Espírito Santo também levou diversas iniciativas desenvolvidas em suas unidades prisionais, que promovem mais qualidade ao serviço prestado dentro do sistema para serem apresentadas no encontro.

“Estamos apresentando a Rádio Vox e a academia voltada aos servidores, desenvolvidos em Linhares; nossas hortas, presentes em diversas unidades; projetos como Doando Sorrisos, Aconchego Lúdico e Mãos Solidárias, do Centro Prisional Feminino de Colatina, que confecciona perucas para pacientes com câncer; o Escritório Social e outras frentes que demonstram o esforço em tornar o sistema prisional capixaba mais humanizado”, destacou o diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinicius Narcizo.

Além dos diretores de Aracruz e Linhares, participam do curso, representando a Sejus, os diretores Nelson Rodrigo Merçon, do Centro de Detenção Provisória de Linhares; Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque, do Centro Prisional Feminino de Colatina; Ivan Lopes, do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim; e a equipe do Escritório Social, Olenir Cezário e Carla Marson.

A diretora Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque lembra que o trabalho desenvolvido no Espírito Santo está alinhado com a proposta nacional. “Nessa formação estão abordando muito sobre um modelo de gestão baseado em políticas públicas, fomentando e as integrando. As nossas práticas já são caracterizadas como iniciativas de reinserção social, integradoras e empreendedoras, que estão dentro do proposto pela política nacional”, disse.

Informações à imprensa: