20/11/2014 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 15h54

Sejus participa de seminário de trabalho nas prisões em Brasília

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), representada por servidoras da Gerência de Educação e Trabalho (GET), marcou presença no II Seminário Nacional pelo Trabalho nas Prisões, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. O evento foi realizado em Brasília, no Distrito Federal.

O evento teve como objetivo fomentar a oferta de vagas de trabalho e de capacitação profissional para pessoas presas e egressos do sistema prisional de todo o país, estimulando o envolvimento e a participação direta do setor público, setor privado e da sociedade civil. A Sejus foi representada pela gerente de Educação e Trabalho, Regiane Kieper do Nascimento, e pela subgerente de Trabalho, Karina Amaral.

Durante o seminário, Regiane Kieper do Nascimento apresentou os índices referentes à execução do Programa de Trabalho do Preso no Espírito Santo, bem como as experiências positivas obtidas desde quando o programa foi criado, em 2007.

O seminário também teve como objetivo discutir os desafios e as formas de inserção dos presos no mercado de trabalho, minimizando os fatores que levam à reincidência criminal, reinserindo-o ao convívio social, por meio da atividade laborativa. Além disso, a intenção também foi promover, por parte dos gestores presentes, uma padronização na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa de Capacitação Profissional (Procap), em cada estado da federação.

O seminário ainda contou com a participação de gestores estaduais e federais que lidam com a política e oferta de trabalho prisional. Além dos gestores, o encontro teve a participação de diretores de grandes empresas e de organizações não governamentais.

A gerente de Educação e Trabalho da Sejus destacou a participação no evento. "A partir de agora, o tema 'trabalho no sistema prisional' começa a ser discutido nacionalmente, a fim de buscar estratégias que possam qualificar e ampliar a inserção do preso no mercado de trabalho, não só no Espírito Santo, mas em todo o Brasil", explicou.


Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard