31/05/2019 10h54 - Atualizado em 31/05/2019 15h49

Sejus promove workshop sobre assistência religiosa no sistema prisional

“A assistência socioespiritual como fator de reintegração social” é o tema do workshop realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no próximo dia 03 de junho. O objetivo do evento é fortalecer a política de assistência socioespiritual ofertada às pessoas privadas de liberdade, trabalho gerenciado pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter), vinculado à Sejus. O workshop acontece na Escola Penitenciária (Epen) das 9h às 17h.

A programação do evento inclui palestras com os temas “A assistência religiosa na perspectiva jurídica”; apresentada pelo assessor teológico do Ginter, Romerito Oliveira da Encarnação. O evento traz também uma discussão sobre os “Desafios da liberdade religiosa no ambiente de cárcere”, assunto proferido pelo coordenador da Política de Assistência Social e Religiosa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Arley Nascimento da Silva. José Carlos Fiorido, assessor teológico do Ginter, encerra o ciclo de palestras com o tema “O servidor no processo de transformação social”.

Sobre o Ginter

A assistência religiosa prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP).   Instituído pela Portaria N°1514 de 30 de Novembro de 2012, o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter) da Sejus assessora as questões teológicas e pastorais nas unidades prisionais do Estado, garantindo o respeito à diversidade religiosa.

Atualmente, 29 denominações atuam no sistema prisional, somando mais de 2.500 voluntários que promovem atendimento religioso às pessoas privadas de liberdade. Para realizar o trabalho voluntário na Sejus é necessário passar por uma capacitação a fim de conhecer a metodologia da assistência religiosa no Espírito Santo, bem como o funcionamento do sistema penal. Para participar, os voluntários devem procurar o Ginter pelo e-mail ginter@sejus.es.gov.br ou pelo telefone (27)  3636-5832.

9h – Abertura com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz.

9h30 - “A assistência religiosa na perspectiva jurídica” - Romerito Oliveira da Encarnação (Assessor  Teológico do Ginter.

10h15 - “Desafios da liberdade religiosa no ambiente de cárcere” - Arley Nascimento Silva, Coordenador da Política de Assistência Social e Religiosa (Depen)

11h - “O servidor no processo de transformação social” - José Carlos Fiorido, assessor teológico do Ginter.

11h45 - Debate

12h - Intervalo