Sejus promove workshop sobre assistência religiosa no sistema prisional
“A assistência socioespiritual como fator de reintegração social” é o tema do workshop realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no próximo dia 03 de junho. O objetivo do evento é fortalecer a política de assistência socioespiritual ofertada às pessoas privadas de liberdade, trabalho gerenciado pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter), vinculado à Sejus. O workshop acontece na Escola Penitenciária (Epen) das 9h às 17h.
A programação do evento inclui palestras com os temas “A assistência religiosa na perspectiva jurídica”; apresentada pelo assessor teológico do Ginter, Romerito Oliveira da Encarnação. O evento traz também uma discussão sobre os “Desafios da liberdade religiosa no ambiente de cárcere”, assunto proferido pelo coordenador da Política de Assistência Social e Religiosa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Arley Nascimento da Silva. José Carlos Fiorido, assessor teológico do Ginter, encerra o ciclo de palestras com o tema “O servidor no processo de transformação social”.
Sobre o Ginter
A assistência religiosa prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP). Instituído pela Portaria N°1514 de 30 de Novembro de 2012, o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter) da Sejus assessora as questões teológicas e pastorais nas unidades prisionais do Estado, garantindo o respeito à diversidade religiosa.
Atualmente, 29 denominações atuam no sistema prisional, somando mais de 2.500 voluntários que promovem atendimento religioso às pessoas privadas de liberdade. Para realizar o trabalho voluntário na Sejus é necessário passar por uma capacitação a fim de conhecer a metodologia da assistência religiosa no Espírito Santo, bem como o funcionamento do sistema penal. Para participar, os voluntários devem procurar o Ginter pelo e-mail ginter@sejus.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-5832.
Programação
9h – Abertura com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz.
9h30 - “A assistência religiosa na perspectiva jurídica” - Romerito Oliveira da Encarnação (Assessor Teológico do Ginter.
10h15 - “Desafios da liberdade religiosa no ambiente de cárcere” - Arley Nascimento Silva, Coordenador da Política de Assistência Social e Religiosa (Depen)
11h - “O servidor no processo de transformação social” - José Carlos Fiorido, assessor teológico do Ginter.
11h45 - Debate
12h - Intervalo
13h30 - Oficinas em grupo
14h30 - Apresentação dos grupos
17h – Encerramento
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br
|