28/06/2022 16h30

Sejus realiza Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade

A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), realiza no próximo dia 02 de julho, em Vitória, uma Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade, direcionada a voluntários religiosos. O evento ocorre também em Colatina, no dia 23 de julho; e em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 20 de agosto.

A programação do evento inclui os temas “Fundamentação legal da assistência socioespiritual”, apresentada pelo pastor Romerito Oliveira de Encarnação; “Sistema Penitenciário do Espírito Santo”, proferida pela assessora da Assistência Religiosa da Sejus e coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona; “Diálogo Interreligioso, Diversidade Religiosa, Tolerância”, com o pastor  Cristhian Tatagiba Franco e padre Carlos Pinto e “Assistência Socioespiritual aos Apenados: Metodologia”, apresentada por José Carlos Fiorido, todos membros do Ginter. O tema “Segurança Dinâmica” será apresentado pelo diretor da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), Pablo Pereira de Souza. O evento terá a apresentação do coral “Neshamá” (Fôlego), da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) e músicos da Associação Alef Bet.

A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, explica que a assistência religiosa no sistema prisional é prevista na Lei de Execução Penal e que se faz necessário capacitar os voluntários religiosos para atuar dentro das unidades, respeitando a diversidade religiosa. 

“Oferecemos à população privada de liberdade a garantia legal da assistência religiosa. Entendemos que a capacitação é importante para apresentar o sistema penitenciário do Espírito Santo para os novos voluntários religiosos e para que eles tenham conhecimento de todas as assistências previstas na lei. Tratamos da diversidade e o respeito a diversos credos, além da metodologia da assistência religiosa no sistema prisional. A capacitação traz um conhecimento amplo e diverso para quem vai entrar num espaço público e de segurança. O objetivo é nivelar conhecimento e que todos tenham a mesma formação. Por isso, a mesma capacitação será ofertada em Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim”, enfatiza Maria Jovelina Debona.

Segundo o assessor teológico do Ginter, José Carlos Fiorido, a capacitação visa a atualizar os voluntários religiosos sobre novos conceitos sociais jurídicos, além de estreitar relações entre os voluntários dos diversos segmentos religiosos que atuam no sistema prisional. “Embora suspensa há dois anos por causa da pandemia, a capacitação tem trazido excelentes resultados na convivência entre os internos e entre internos e agentes prisionais. Vimos que, ao sair do sistema, o egresso também tende a buscar uma instituição religiosa para continuar sua caminhada em direção à nova proposta de vida. O encontro traz a ampliação de novos conceitos do tratamento penal que é o objeto básico e coluna mestra da reinserção social”, destaca José Carlos Fiorido.

A assistência religiosa prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP).   Instituído pela Portaria nº 1.135-R , de 08 de dezembro de 2021, o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter) da Sejus assessora as questões teológicas e pastorais nas unidades prisionais do Estado, garantindo o respeito à diversidade religiosa.

Atualmente, 24 denominações atuam no sistema prisional, somando 2.214 voluntários que promovem atendimento religioso às pessoas privadas de liberdade. Para participar, voluntários podem procurar o Ginter pelo e-mail ginter@sejus.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-5832.

 

Programação:

Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade


02/07 (sábado), das 09h às 15h

Local: Igreja Universal do Reino de Deus

Av. Cleto Nunes, nº 175, Centro, Vitória – ES, em frente ao Parque Moscoso / antigo cinema Santa Cecília

 

23/07 (sábado), das 10h às 16h

Local: Auditório da APAE de Colatina

Rua Benjamim Costa, nº 96, Adélia Gluberti, Colatina – ES, próximo a Sanear

 

20/08 (sábado), das 10h às 16h

Local: Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim

Avenida Beira Rio, nº 93, Guandu, Cachoeiro de Itapemirim – ES, ao lado do Teatro Rubem Braga

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard