Sejus realiza evento em alusão ao ‘Janeiro Branco’, o mês de conscientização da saúde mental
![](/Media/Sejus/_Profiles/c4d8c6e6/6a9232e4/Janeiro%20Branco.jpeg?v=638732394293078610)
A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Comissão Qualivida da Sejus, realizou, nessa quarta-feira (22), um evento alusivo ao “Janeiro Branco”, mês de conscientização da saúde mental e emocional. O encontro foi realizado no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.
Com o objetivo de estimular os servidores ao tratamento e à prevenção de doenças psicossociais, o evento foi aberto pelo secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, que ressaltou a importância de debater as questões que envolvem a saúde mental.
“Li uma frase que dizia: ‘mudar vai doer, não mudar vai doer. Escolha a sua dor!’. Quando a gente tem um problema, é preciso escolher a dor que vai sentir, porque ou a gente se mantém nele ou se propõe a uma mudança. Uma campanha como a do ‘Janeiro Branco’ nos faz pensar e buscar meios para mudar e para que nossas dores não sejam pesadas em nosso cotidiano. Não é um problema falarmos de uma situação, reavaliar rotas e corrigir rumos”, pontuou o secretário Rafael Pacheco.
"A questão da saúde mental é um problema contemporâneo, como tantas outros que enfrentamos. O discurso é necessário e deve ser agregado a um ambiente de trabalho de respeito mútuo e cada vez melhor, para que essa problemática seja reduzida o quanto antes. Mas, enquanto se faz necessário, vamos fazer a nossa parte e ampliar esse debate. Assim, espero que todos possam sair desse encontro melhores do que entraram”, completou Pacheco.
Cerca de 100 servidores da Secretaria da Justiça, da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) participaram do encontro. Com o tema “Saúde mental”, foi realizada uma palestra pelo psicólogo Pedro Luiz Ferro, pós-doutor em Saúde Coletiva, gerente de Atenção ao Servidor na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e ponto focal do Programa Pró-Vida e Escuta Susp na Senasp.
Na ocasião, o psicólogo falou que o mês de janeiro é visto como um período de mudança de ciclos e uma boa oportunidade para que os servidores busquem atendimento e apoio com as equipes especializadas que existem nas secretarias.“O mês de janeiro geralmente é como uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e abrem na vida de todos, o que traz uma sensação de recomeço. Dessa forma, é o momento oportuno para chamar atenção para a saúde mental. É a hora de debatermos e buscarmos o tratamento e prevenção de problemas psicossociais”, disse Pedro Luiz Ferro.
Ao final, todos os servidores participaram de uma dinâmica.
Atendimento Qualivida Sejus
A Secretaria da Justiça (Sejus) conta com o serviço de atendimento de suporte psicológico, por meio da equipe Qualivida Sejus.
- Plantão Psicológico: Atendimento emergencial (sem agendamento) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Aconselhamento Psicológico: Agendamentos realizados nas segundas e quartas-feiras.
- Grupos Terapêuticos e Auriculoterapia: a partir da segunda quinzena de fevereiro, terças e quintas-feiras.
Mais informações: (27) 99529-6545 (WhatsApp) ou (27) 3636-5830.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br