24/07/2024 09h35

Sejus realiza evento para celebrar o ‘Julho das Pretas’

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Estadual da Mulheres (SESM), realizou, nessa segunda-feira (22), no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), o evento “Por todas nós: O protagonismo das mulheres negras na luta antirracista”.

O evento faz parte do “Julho das Pretas” — movimento dedicado a promover ações e estimular a reflexão sobre o racismo e o machismo. Para celebrar a data, o Coral de internas Maria Marias, da unidade prisional, foi responsável pela abertura do evento. Conduzido pela regente voluntária Simone Vaz Lopes, as internas entoaram músicas, como “Não deixe o samba morrer”, “Madalena” e “Você me vira a cabeça”. Além disso, foi apresentado um desfile de modas com 12 internas, que mostraram e exaltaram a beleza da mulher preta.

Também foi apresentada a palestra "Reconstruir a história, mulheres pretas em busca de autoestima e valorização", ministrada pela idealizadora do Coletivo Amara e filiada ao Movimento Negro Unificado (MNU), Drica Monteiro.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, esteve presente no evento e falou sobre a importância de evidenciar as mulheres pretas e incentivar o debate sobre equidade de gênero. “Muitas internas do Espírito Santo estão presas por crimes cometidos por seus parceiros ou derivados dessas relações. O peso do machismo forma um sistema discriminatório na sociedade, principalmente, entre as mulheres apenadas”, frisou.

O secretário ressaltou ainda a importância da ressocialização nas unidades e do trabalho efetivo de tornar as unidades prisionais ambientes de dignidade. “O nosso trabalho não se limita em mantê-las presas. Dentro do universo prisional, existe um ponto muito importante, que é essencial para mudar a vida de todas vocês, a ressocialização. Mas vocês precisam querer, porque tem como dar certo. Se vocês quiserem, nós estamos aqui para mudar essa realidade na vida de todas”, pontuou Rafael Pacheco.

Para a diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Patrícia Lima de Castro, eventos como esse fazem as internas se sentirem valorizadas. “Momentos como esse têm um grande significado para todas as internas, pois reforça a importância da valorização, da identidade e da promoção da igualdade de gênero. A palestra e o desfile de modas proporcionaram a elas a oportunidade de expressarem criatividade e talento, mostrando que é possível superar os desafios e transformar a realidade por meio da arte e da cultura” disse.

Já a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Sônia Damasceno, comentou a importância de dialogar com as mulheres privadas de liberdade. "Foi muito importante fazermos essa ação e ter esse diálogo com as mulheres privadas de liberdade. Elas precisam sair da prisão com uma perspectiva maior, com um olhar âmplo para o futuro, e a autoestima é uma das portas para isso. Uma autoestima elevada pode ajudar as mulheres presas a se reintegrarem à sociedade de maneira mais eficaz. Essa parceria da SESM com a Sejus é muito importante para que ações como essa se concretizem e deem resultados positivos para todas essas mulheres", salientou.

Emocionando a todos, a interna A.G. recitou um poema escrito por ela, que tem no contexto a esperança de que o preconceito e a vida dela podem mudar. O poema:

“Nascida de um ventre negro, crescendo com a esperança do preconceito acabar.

Mais novinha desde cedo, começou a labutar.

Perdeu sua mocidade, sem nada para gastar,

Conheceu a criminalidade, e nela quis embarcar.

O dinheiro fácil começou a ganhar. Atrás das grades veio parar, mas nelas encontrou a chance de mudar.

A preta voltou a sonhar.

Seus estudos conseguiu terminar.

Pedagogia pode ser um dos lugares para a preta, que vida honesta quer conquistar.

O céu é o limite para ela, a preta não vai parar de sonhar.

A Escola Nelson Mandela e o CPFC mudou seu modo de pensar.

A preta pode realizar tudo que deseja conquistar”.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis