18/12/2024 17h03 - Atualizado em 18/12/2024 19h47

Sejus realiza IV Cantata de Natal

A Secretaria da Justiça (Sejus) promoveu, nesta quarta-feira (18), a IV Cantata de Natal com internos do sistema prisional. O evento foi realizado na Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), no Complexo de Xuri, e faz parte das ações de assistência religiosa, em conjunto com a Igreja Adventista.

Músicas natalinas foram entoadas por 25 internos da unidade prisional, que participam do projeto de música “Vozes em Busca da Liberdade”. Além do coral de vozes, o grupo também toca instrumentos, como violão, flauta, percussão e contrabaixo. Todo o talento lapidado durante os ensaios, fez parte da apresentação realizada, sob a regência do maestro Sandro Gomes.

Músicas como “Bate o Sino”, “Noite Feliz” e louvores fizeram parte do repertório, que contou também com um momento de agradecimento e oração. O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, prestigiou o evento e destacou a importante contribuição da assistência religiosa nos presídios.

“Atualmente, temos mais de 2.800 voluntários religiosos que atuam nas unidades prisionais e que levam, por meio da fé e da música, reflexão sobre mudança de vida e transformação. A Cantata de Natal é um projeto musical conduzido pela Igreja Adventista desde 2018 e que representa muito em resultado para o cumprimento da pena e para a reinserção social”, disse Rafael Pacheco.

O pastor da Igreja Adventista, Alex da Fonseca, ressalta que cantar é a mais autêntica expressão dos sentimentos e emoções. “A música gospel ou sacra desempenha um papel significativo no processo de recuperação dos apenados do sistema carcerário, oferecendo benefícios emocionais, espirituais e sociais. A música reduz o estresse e a ansiedade, fortalece a relação com Deus e promove a espiritualidade, além de inspirar reflexão e mudança de comportamento. Além disso, a música pode unir os apenados em uma experiência compartilhada e incentiva uma perspectiva positiva para o futuro e para a reintegração social”, explica.

A assistência religiosa é coordenada pela Subsecretaria de Ressocialização da Sejus, por meio do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard