26/01/2023 14h39 - Atualizado em 26/01/2023 14h40

Sejus realiza primeira reunião do ano com gestores do sistema prisional

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, nesta quinta-feira (26), a primeira reunião do ano para discutir as ações que serão desenvolvidas no sistema prisional ao longo da atual Gestão. O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, conduziu o encontro com os gestores e abordou temas de interesse da categoria, como a regulamentação da Polícia Penal, a abertura de concurso público e mais investimentos para infraestrutura das unidades prisionais.

 

“Vamos trabalhar intensamente por melhorias na gestão do sistema prisional e na construção de uma Polícia Penal respeitada e qualificada em suas ações. A regulamentação dessa polícia é uma realidade e precisamos construir uma polícia penal forte, com protocolo padronizado das ações”, destacou o secretário André Garcia.

 

“Também vamos dar celeridade ao concurso público que vai prover 600 vagas para a categoria e, com isso, suprir os quadros nas unidades. Nosso trabalho inclui ainda melhorias de infraestrutura das unidades, com reforço das equipes de engenharia e aumento da disponibilidade de material de suprimento imediato”, complementou Garcia.

 

Na ocasião, também foi apresentado às equipes o novo gestor que assumirá, na próxima semana, a nova Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip), criada este mês. O policial federal Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli assume o posto para direcionar as ações da Subip. Antes, a Sejus mantinha uma Diretoria de Inteligência Prisional (DIP).

 

Cabe à Subip planejar, implantar, monitorar e avaliar as ações e atividades de inteligência prisional, além de exercer ações integradas e de apoio às investigações, com a estrutura de inteligência da segurança pública e demais instituições do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

 

Estiveram presentes na reunião o subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Sandro de Souza Libardi; o subsecretário de Estado de Ressocialização, Marcelo Gouvea, o subsecretário de Estado para Assuntos Administrativos, Celso dos Santos Júnior; o gerente de Tecnologia da Informação da Sejus, Rodolfo Nascimento, também respondendo pela Subsecretaria de Controle e Planejamento, além dos diretores das 36 unidades prisionais do Estado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard