Sejus realiza segunda etapa do concurso para policial penal
Teve início, nesta segunda-feira (08), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a segunda etapa do concurso público para policial penal da Secretaria da Justiça (Sejus), realizado por meio do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Os candidatos aprovados na primeira etapa, e convocados pelo IBADE, fizeram o Teste de Aptidão Física (TAF), que será aplicado até o próximo dia 14.
Após essa etapa, para prosseguimento no concurso, os candidatos serão submetidos a exame psicotécnico, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social e curso de formação, todos de caráter eliminatório.
Atribuições do cargo
Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária, além de atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.
O concurso
É pré-requisito para o cargo de policial penal ser maior de 18 anos, ter o Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "B", “C”, “D” ou “E”. A remuneração do cargo é de R$ 4.717,08, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00, com carga horária de 40 horas semanais, conforme Lei Complementar nº 1.059, publicada no dia 08 de dezembro de 2023.
O certame conta com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas.
A prova objetiva foi aplicada no mês de outubro de 2023. Mais de 38 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br