14/03/2018 13h19

Sejus realiza seminário para líderes religiosos em Vitória

Mais de 500 religiosos da Igreja Batista participaram, no sábado (10), de um seminário sobre “Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, ministrado pelo Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter). O evento foi realizado na Igreja Batista da Mata da Praia, em Vitória.

Durante o seminário, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o sistema penitenciário do Espírito Santo, feita pela coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona.

Os assessores teológicos do Ginter, José Carlos Fiorido e Romerito Oliveira da Encarnação, falaram sobre “Metodologia da Assistência Socioespiritual” e “Fundamentação Legal da Assistência Socioespiritual”. Já a missionária Marta Alves Pereira Passos falou sobre “Diversidade Religiosa e Tolerância Religiosa”.

Maria Jovelina Debona ressalta que o objetivo foi apresentar o trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) aos religiosos, visando futura parceria para oferta de assistência religiosa nos presídios.

“Foi uma oportunidade de falar para os líderes religiosos, que são multiplicadores e formadores de opinião, sobre as políticas de assistência oferecidas pela Sejus aos detentos em diversas áreas”.

A coordenadora do Ginter ressalta que, nos próximos meses, também estão programadas capacitações para os voluntários que já atuam nos presídios em Colatina, Cachoeiro e Linhares. Também será realizada uma capacitação para todos os segmentos que atuam na Grande Vitória.

Sobre o Ginter

O Ginter funciona desde 2008 e é coordenado pela Gerência de Reintegração Social e Cidadania da Sejus em parceria com o Programa de Humanização na Gestão Penitenciária. O grupo não só qualifica voluntários, como também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados para atuar nas unidades prisionais.

 A Portaria nº 991-s, publicada em 2011 pela Sejus, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado, cumprindo o que determina o artigo 24 da Lei de Execuções Penais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard