17/05/2023 16h17

Sejus realiza treinamento de boas práticas e sobre o manuseio de medicamentos das unidades prisionais

A Gerência de Saúde do Sistema Penal da Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, nessa terça-feira (16), em parceria com o Instituto Vida e Saúde (Invisa), um treinamento de boas práticas e armazenamentos de medicamentos para os farmacêuticos e auxiliares de farmácia que atuam nas equipes de saúde das unidades prisionais do Estado. A ação foi realizada no auditório do Edifício Fabio Ruschi, 1º andar, em Vitória.

Segundo a subgerente de Farmácia da Sejus e farmacêutica, Patrícia Alves, a capacitação, com o tema “Boas Práticas de Distribuição e Armazenamento de Materiais e Medicamentos”, teve como objetivo atualizar os profissionais sobre as normas que regem a profissão, os regulamentos e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) no âmbito do fluxo de trabalho dentro das unidades prisionais. “Os medicamentos ofertados no sistema prisional fazem parte do componente básico da assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), complementou.

O treinamento contou com a presença dos farmacêuticos Marcel Pereira Fernandes e Verônica Ferrão de Azevedo, da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (Sesa), que ministraram a palestra “Medicamentos: Noções Gerais de Cuidados e Acesso ao SUS”.

Verônica Azevedo destacou a importância de capacitar os profissionais sobre o acesso aos medicamentos do SUS, nos componentes da assistência farmacêutica. “É importante reforçar os conceitos de boas práticas de manuseio e armazenamento dos medicamentos. Saímos daqui contentes com o interesse e a participação dos profissionais que atuam nessa área nos presídios do Estado”, pontuou.

O treinamento teve também a participação e colaboração da subcoordenadora e farmacêutica Responsável Técnica (RT) do Invisa, Ana Flávia Kohut.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard